21 885 47 30 | geral@forum.pt

"Make Code: Programa o Teu Futuro" é o nome da iniciativa da Fundação da Juventude, com o objetivo de promover as competências digitais de 8000 alunos e 500 professores. Projeto conta com o apoio da Microsoft e do programa Portugal Inovação Social. 

Um total de 8000 alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, serão envolvidos neste programa que se centra nos Territórios Educativos de Intervençao Prioritária (TEIP) da Região Norte. Simultaneamente, 800 professores e diretores de escolas também participarão. 

O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que" se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam", destaca a Direção-Geral de Educação (DGE). 

O projeto dá aos professores as ferramentas necessárias para ensinarem aos seus alunos a programar, utilizando uma placa de microcontrolador – Micro:bit e Minecraft: Education Edition. "Qualquer professor de qualquer disciplina pode participar no projeto mesmo que não tenha conhecimentos de programação", realça a Fundação da Juventude, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, o "Make Code" foi criado para "combater o fraco nível de competências digitais da População Jovem e aumentar o seu nível de Literacia Digital".   

O "Make Code" é Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Study Abroad Portugal
Últimas - Escolas
Escolas
10 Outubro 2019

Feira da Saúde, Bem-Estar e Turismo 2020 (FSBT 2020) desafia escolas e estudantes de todos os ciclos da escolaridade obrigatória a produzir "o melhor vídeo e a melhor criação (fotografia, desenho ou maquete) realizados a partir de lixo marinho. 

Escolas
04 Outubro 2019

A Escola Básica de S. Domingos Jardo, em Mira-Sintra, foi a primeira instituição a aderir ao pré-aviso de greve do Sindicanto de Todos os Professores (STOP), um protesto que abrangerá todo o País.

Escolas
03 Outubro 2019

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu IPV) foi distinguida pela primeira vez com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, tornando-se uma das primeiras instituições de Ensino Superior em Portugal a quem é outorgado tal reconhecimento de boas práticas ambientais.