21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu IPV) foi distinguida pela primeira vez com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, tornando-se uma das primeiras instituições de Ensino Superior em Portugal a quem é outorgado tal reconhecimento de boas práticas ambientais.

Esta escola superior do IPV junta-se assim a diversas Eco-Escolas de Viseu, com quem teve uma articulação significativa promovida pelo Município de Viseu, um dos concelhos do País com maior número de Bandeiras Verdes atribuídas. Este galardão resulta de um intenso trabalho da comunidade escolar, envolvendo estudantes do curso de Engenharia do Ambiente e de outros cursos, docentes e discentes da ESTGV.

A Bandeira Verde foi conquistada pelo cumprimento de uma metodologia que envolveu diversas etapas. Foi constituído um Conselho Eco-Escolas envolvendo a comunidade da ESTGV, outras escolas do concelho de Viseu, o Município de Viseu e outros parceiros institucionais locais. Foi realizada uma auditoria ambiental ao edifício e espaços exteriores. A partir desta foi estabelecido um plano de ação, que obedeceu a uma monitorização e avaliação sistemática. Ao longo do ano letivo 2018/2019 decorreram diversas ações de sensibilização para a defesa do ambiente e para a sustentabilidade junto da comunidade escolar e da comunidade local, incluindo palestras de divulgação, debates, seminários técnico-científicos, escrita de artigos em jornais, ações de rua, jogos, concursos, entre outros.

Um dos pontos altos do Programa foi o grande envolvimento que se verificou com a primeira Green Week Viseu, evento que resultou de uma parceria entre o Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu, através do Departamento de Ambiente da ESTGV. A Green Week é um evento internacional anual que decorre em diferentes cidades Europeias, visando informar e esclarecer as pessoas sobre os problemas ambientais, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção e preservação do meio ambiente.

Ao nível da gestão ambiental da ESTGV, com o programa Eco-Escolas, foram implementadas diversas ações que melhoram os indicadores ao nível da recolha seletiva de resíduos – incluindo também pequenos eletrodomésticos, roupas e calçado usados, cápsulas de café e resíduos laboratoriais. Aponta-se ainda medidas que promovem a a redução do consumo de água e de energia. A floresta, a economia circular e a mobilidade sustentável foram outros dos temas fortes da iniciativa. Com o programa Eco-Escola, e o seu aprofundamento nos próximos anos, estará dado um forte impulso para a implementação de um sistema de gestão ambiental na ESTGV, que se deseja exemplar em Portugal.

A Bandeira Verde irá ser entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa, promotora internacional da iniciativa, no próximo dia 18 de outubro, em Guimarães.

 

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Study Abroad Portugal
Últimas - Escolas
Escolas
10 Outubro 2019

Feira da Saúde, Bem-Estar e Turismo 2020 (FSBT 2020) desafia escolas e estudantes de todos os ciclos da escolaridade obrigatória a produzir "o melhor vídeo e a melhor criação (fotografia, desenho ou maquete) realizados a partir de lixo marinho. 

Escolas
04 Outubro 2019

A Escola Básica de S. Domingos Jardo, em Mira-Sintra, foi a primeira instituição a aderir ao pré-aviso de greve do Sindicanto de Todos os Professores (STOP), um protesto que abrangerá todo o País.

Escolas
03 Outubro 2019

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu IPV) foi distinguida pela primeira vez com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, tornando-se uma das primeiras instituições de Ensino Superior em Portugal a quem é outorgado tal reconhecimento de boas práticas ambientais.