“Estás a viver uma escola diferente, mas não és só tu: os teus pais e professores também”, começa por recordar o YouTuber Windoh, no início do vídeo, antes de detalhar algumas das recomendações do Ministérios para os Estudantes que cumprem um periodo de estudo em casa.

 

No Dia Nacional do Estudante, o Ministério da Educação desafiou ainda os estudantes a unirem-se nas redes sociais, através da partilha da sua “sala de aula” provisória, utilizando a hashtag #EstudoEmCasa. O objetivo, explicam, é a criação de "um movimento nacional de motivação para alunos, famílias, docentes, não docentes e escolas".


 

Conselhos para Estudar em Isolamento



#1 Mantém o contacto com o Diretor de Turma

Durante estes dias de estudo em isolamento, o diretor de turma ou a diretora de turma serão um importante elo de ligação e de orientação de toda a tua atividade escolar. Preocupa-te em perceber se há novas comunicações na tua conta de email e responde em tempo útil aos contactos que vais recebendo.

#2 Faz todos os trabalhos indicados

O facto de estares a trabalhar a distância não deve ser sinónimo de "relaxares" no que toca a tarefas e prazos de entrega a cumprir. Seguires o método indicado pela tua escola/professor(a) será mesmo a melhor forma de garantir que manténs a rentabilidade do estudo.

#3 Cumpre as recomendações da tua escola

A tua escola tem um plano para o teu estudo e aprendizagem, mas precisa de ti para que ele seja cumprido. Não respeitar alguma(s) das indicações colocar em causa todo o trabalho que está a ser colocado em prática por professores, diretores e pessoal não-docente.

#4 Cria um horário para a tua semana (e respeita o da escola)

Manteres um método que organize e dê ritmo à tua experiência de estudo em casa será uma parte fundamental do processo de aprendizagem. Como tal, cria o teu próprio horário de estudo e respeita as horas que são indicadas pela tua escola.

#5 Estuda e lê muito

O contexto provisório em que faz o teu estudo, integralmente a partir de tua casa, não é a modalidade ideal para a aprendizagem. Por essa razão, deverás procurar complementar as limitações, redobrando os esforços no tempo de estudo e consolidação da matéria.

#6 Não percas contacto com os e as colegas de turma

A distância poderá ter tendência a isolar-te, mas não permitas que isso aconteça. Esforça-te por manter contacto com os teus e as tuas colegas, debatendo a matéria aprendida, os trabalhos a realizar, mas também os momentos de lazer como vídeos, filmes, séries ou livros que tenhas conhecido recentemente.

#7 Mantém a atividade física

A atividade física é um importante complemento para a atividade intelectual. Fazer desporto é também uma forma de relaxamento, aliviando tensões e garantindo um estilo de vida saudável. Ainda que num contexto de isolamento, há exercícios que poderão ser realizados em casa, sendo que podes contar com a ajuda de influencers da especialidade.