A digitalização e a globalização trouxeram grandes mudanças à nossa forma de viver e trabalhar. Por outro lado, a automação e as novas tecnologias conjugam-se para construírem a quarta revolução industrial, uma transformação acelerada pela pandemia da Covid-19.

Tecnologias digitais e automação são algumas das tendências que moldam o presente e o futuro do trabalho. Por outro lado, algumas das principais tendências do mundo atual – como a sustentabilidade e o envelhecimento da população – vão também operar mudanças significativas.

 

 

“O mundo do trabalho está a mudar”, destaca a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE): “Digitalização, globalização, envelhecimento da população e a transição para uma economia de baixo carbono estão a afetar os empregos disponíveis e as competências necessárias para os desempenhar”. 

 

 


Em Portugal, até 2030, os setores da energia, das tecnologias da informação e da administração serão alguns dos que mais vão crescer em termos de emprego, de acordo como o CEDEFOP.
?

 

De acordo com o CEDEFOP, em Portugal, até 2030, os setores da energia, das tecnologias da informação e da administração serão alguns dos que mais vão crescer, em termos de emprego. Neste contexto, acrescenta a mesma fonte, a qualificação profissional será muito relevante – 4 em cada 5 empregos vão requerer qualificações médias (níveis 3 e 4 do QNQ) ou elevadas (níveis 5 a 8).

 
Adaptação constante 

Num mundo em mudança, há uma certeza: o futuro implicará “uma adaptação constante da força de trabalho aos novos processos de produção”, conclui um estudo dedicado ao impacto da quarta revolução industrial na Alemanha.

No futuro, haverá uma necessidade de técnicos de nível secundário. Ainda que muitas das novas profissões venham a exigir trabalhadores com formação superior (particularmente nas áreas de informática, matemática, ciência e engenharia), o desemprego para pessoas sem formação profissional vai aumentar ainda mais”, garante o CEDEFOP.

 


Faz já download do ebook “10 Profissões de Futuro”

Quais os ofícios mais importantes para responder aos desafios globais? E que profissões podem contribuir para um desenvolvimento integrado e sustentável? O Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e a FORUM dão-te a conhecer 10 áreas profissionais que considera como profissões do futuro através do ebook “10 Profissões de Futuro”. Para cada uma das áreas profissionais em causa, vais poder saber quais as razões que sustentam o seu interesse estratégico, saber quais as competências e áreas do saber envolvidas, ter acesso a testemunhos de jovens profissionais, bem como conhecer algumas formações especializadas. Fica a saber como garantir uma carreira de sucesso fazendo download aqui.


 

 

Por essa razão, o IEFP e a FORUM juntaram-se para te dar a conhecer não só as principais áreas profissionais alinhadas com as necessidades do futuro, mas também algumas das opções de formação profissional que tens ao teu dispor para garantir uma carreira de sucesso em cada uma delas. Encontra a área mais adequada ao teu perfil e começa hoje a construir o teu futuro. Faz download aqui do ebook "Profissões de Futuro".