A cerimónia contou com a presença de Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar, e José Ferreira Gomes, secretário de Estado do Ensino Superior.

Inauguração do CETEMARES 3

«Esta infraestrutura, que simbolicamente designámos de CETEMARES, é uma unidade dedicada exclusivamente à produção e transferência de conhecimento nos domínios da ciência e tecnologia do mar», declarou Nuno Mangas, presidente do IPLeiria. «O CETEMARES tem um vasto conjunto de laboratórios dedicados às áreas da Biotecnologia Marinha, Recursos Alimentares Marinhos (área alimentar) e Biologia Marinha, com um particular foco na aquacultura», explicou.

No seu discurso de apresentação do novo edifício, Nuno Mangas agradeceu a todas as entidades que possibilitaram a realização deste projeto, nomeadamente ao Programa MaisCentro e à CCDRC, à Câmara Municipal de Peniche, à Docapesca, à equipa de projeto, à empresa construtora e aos seus trabalhadores, a todos os estudantes, colegas e técnicos do IPLeiria, «que viveram de forma intensa todo este processo que nos levou até à sua concretização».

DSC 6911

«A investigação que realizamos no CETEMARES é uma investigação claramente aplicada e orientada para o tecido económico da região e do país», salientou o presidente do IPLeiria, realçando que «mais de 70% dos nossos projetos decorrem em colaboração com pequenas e médias empresas». «O que desenvolvemos hoje na área da Ciência e Tecnologia do Mar é um exemplo do que o Politécnico de Leiria também realiza noutras áreas do saber. O Instituto está dotado de laboratórios de excelência, desenvolve produção científica com relevância nacional e internacional, e investigação orientada para a economia real».

A nova infraestrutura científica é a sede do MARE-IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do IPLeiria, com uma localização estratégica no porto de Peniche, o que lhe permite uma maior interação com as indústrias da Economia do mar. O novo centro tem uma área de cerca de 2.000 m2 de laboratórios equipados com as mais modernas tecnologias, e vários espaços de apoio e transferência do conhecimento. As áreas de biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos, tornam o CETEMARES a única infraestrutura da região de Leiria e Oeste dedicada em exclusivo à Ciência e Tecnologia do Mar.

{module Always On}

{module Pub}