#1 GASTagus

São cada vez mais as associações que permitem que os jovens tenham uma experiência internacional e nem tens de pagar nada!

É o caso do Grupo de Ação Social do Tagus (GASTagus) que surgiu em 2008 pela mão de dois jovens que tinham como objetivo deixar uma marca no Mundo. Fomentar uma participação ativa e consciencializar os jovens para os problemas sociais a nível nacional e internacional é o lema desta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Se pretendes inscrever-te tens de estar disponível, pelo menos durante um ano, uma vez que ao longo da caminhada não só terás reuniões semanais e formações que vão preparar-te para o mês intenso de voluntariado internacional no mês de agosto, mas também realizarás eventos para angariar fundos para a missão. O objetivo é que todos possam ter esta experiência sem tirarem dinheiro do próprio bolso.

Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe são os países parceiros.De reforçar que, as missões ativas em cada país dependem das necessidades anuais de cada parceiro.

Para mais informações consulta a página oficial de instagram.

 

#2 Para Onde?

Primeiro começou como plataforma online informativa e hoje é uma das organizações não governamentais para o desenvolvimento que mais promove o voluntariado no estrangeiro.

Europa, Ásia e África só tens de escolher o programa que mais tem a ver contigo. Gostas de crianças? Ou preferes ações relacionadas com o meio ambiente onde podes proteger tartarugas?

Aqui a viagem, o alojamento e a alimentação ficam por tua conta, mas a Para onde tem uma rede de parceiros que estão prontos a acolher-te.

Mas se ainda não estás preparado para uma experiência internacional, também podes dedicar-te aos campos de voluntariado nacionais que são experiências igualmente enriquecedoras.

Para saberes mais informações sobre os programas de voluntariado clica aqui

 

voluntaariado no Gana

 

3# Amigos de Inharrime

A associação Amigos de Inharrime está à procura de voluntários para Moçambique. A AIP é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, fundada em agosto de 2015, cujo principal foco são as crianças.

Inharrime, Namacha e Moatize são os três centros de acolhimento onde poderás fazer voluntariado. Só o centro Laura Vicuña, em Inharrime, acolhe 70 meninas órfãs, ou provenientes de famílias muito pobres e tem ainda um semi-internato para 50 meninas, já o Colégio Maria Auxiliadora, na Namacha, em Moçambique, acolhe em regime de internato 100 meninas e o jardim de infância em Moatize recebe 170 crianças.

O objetivo é promover a educação destas crianças para que tenham um futuro melhor. Nesse sentido, os voluntários dão apoio escolar às crianças; colaboram na implementação de projetos de desenvolvimento nas comunidades dos centros e apoiam a comunidade local.

Se tens interesse neste projeto sabe mais informações aqui.

 

4# From Kibera With Love

Há uma portuguesa que anda a fazer a diferença numa das maiores favelas do Mundo. Marta Baeta apaixonou-se por Kibera, no Quénia, durante um programa de voluntariado em 2012 e decidiu mudar-se de armas e bagagens para o país.

Atualmente são apoiadas cerca de 70 crianças através da promoção do acesso à educação, atividades extracurriculares, alimentação, saúde, vestuário e calçado.

A Marta está sempre à procura de novos voluntários que queiram fazer parte desta família! Além disso, podes começar já a ajudar apadrinhando uma criança.

Sabe mais aqui.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by From Kibera With Love (@fromkiberawithlove)


5# Sonha, Faz e Acontece

A ilha do Príncipe é o destino. Desde um campo de férias com crianças, reabilitar um posto de saúde nas zonas mais carenciadas da ilha ou até mesmo realizar um concurso de empreendedorismo ajudando os locais a potenciar os seus negócios são algumas das atividades que podes realizar.

Caso queiras inscrever-te deverás fazê-lo entre outubro e novembro, uma vez que as missões têm lugar entre julho e setembro.

Também em Portugal podes ajudar jovens estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) através de aulas de inglês, excel, entre outras atividades.Se queres inscrever-te clica aqui.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Sonha, Faz e Acontece (@sonhafazeacontece)