A chegada da Covid-19 veio fazer do trabalho em casa uma realidade habitual, em vários ramos de atividade. Contudo, já antes da pandemia esta opção gozava de uma popularidade crescente – a gestão mais flexível do horário e até a fuga ao trânsito ou às horas de ponta são habitualmente vistas como as suas principais vantagens. 

A redução do tempo e dinheiro investido em transportes ou deslocações é também vista como outra das possibilidades, bem como o consequente aumento do tempo livre, gerando uma maior disponibilidade para a família, por exemplo. Por fim, o maior controlo do ritmo de trabalho, ao ser possível controlar de forma mais eficaz as interrupções, é também visto como um benefício.  

 


Trabalhar em casa

Vantagens

Flexibilidade de horário
Redução de deslocações e gastos
Maior controlo do ritmo de trabalho

Desvantagens
Sobreposição de vida pessoal e profissional
Isolamento face a colegas e contactos profissionais




Contudo,
há também um outro lado quando falamos deste tipo de profissão, com um conjunto de desafios por que passam agora muitos profissionais. Desde logo, trabalhar em casa pode gerar alguma dificuldade em distinguira vida pessoal da profissional – algo que poderá levar à ultrapassagem do limite saudável de trabalho realizado num dia, por exemplo.

Por outro lado, a modalidade de trabalho a partir de casa pode criar um isolamento social face a colegas e contactos profissionais. Este é um dado importante, tendo em conta que o estabelecimento de relações saudáveis e próximas com colegas é apontado como um dos pontos essenciais para a produtividade, não só em termos de motivação, como também em termos de integração e valorização do próprio trabalho.  

Independentemente dos benefícios ou desvantagens de trabalhar em casa, a crescente digitalização das relações (sociais, profissionais, comerciais) parece tornar a modalidade do teletrabalho uma realidade cada vez mais presente. Tendo em conta a importância da decisão, deves ponderar se as características deste trabalho se adequam ao teu perfil e interesses. Fica a conhecer 10 opções que são ideais para esta modalidade.          

                                                                

#1 Designer 

 4 Design For Them

Na categoria de designer, podemos incluir as modalidades de designer gráfico (que desenha e produz de conteúdos para impressão ou de estratégias de identidade visual, por exemplo) ou webdesigner (que desenha sites, páginas e conteúdos a publicar online). Em qualquer uma destas especialidades, o designer é um profissional que, por norma, trabalha por projetos e de forma individual, reunindo por isso as condições ideais para trabalhar a partir de casa. Talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e de edição, bem como capacidade de execução de projetos são algumas das características exigidas nesta profissão.  

 
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.