São cada vez mais os jovens a prosseguir estudos depois de concluir a escolaridade obrigatória. Entre os motivos para este crescimento, estão o aumento da escolaridade obrigatória e o reconhecimento da mais-valia de um curso superior, explica o think tank EDULOG. Como exemplo, utiliza este dado: o número de alunos no ensino superior hoje é sete vezes maior do que há 50 anos.
Empregabilidade
“A expectativa de que níveis de estudos superiores estejam associados a uma maior empregabilidade, é um dos maiores incentivos para prosseguir os estudos”, começa por explicar a Fundação José Neves (FJN) no seu relatório sobre o “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal”, datado de 2021.
O último relatório da mesma entidade, publicado em 2024, mostra que “Portugal registou uma evolução positiva em vários-indicadores chave relacionados com a educação e o emprego”, destacando a empregabilidade dos recém-diplomados, que aumentou.
Além disso, no estudo “Benefícios do Ensino Superior” (2017), a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), nota que os diplomados do ensino superior estão menos vezes em situação de desemprego, têm empregos menos precários e reportam altos níveis de satisfação com o seu emprego.
Vencimento
Em Portugal, ter uma licenciatura também se reflete no salário recebido. Segundo o Estado da Nação, dados da FJN, quem tem uma licenciatura recebe mais 49% do que aqueles que têm apenas o ensino secundário completo. O mesmo relatório indica que o salário real dos jovens diplomados entre 2022 e 2023 aumentou 7%.
Já internacionalmente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirma que “os trabalhadores que concluem uma formação superior (universitária ou politécnica) ganham mais 56% do que os que têm apenas o ensino secundário”. O mesmo relatório da OCDE refere que quem tem formação superior aufere “um rendimento mensal correspondente, em média, a 173% do salário médio dos trabalhadores que concluem o ensino secundário”.
Desenvolvimento Pessoal
Continuar com a tua educação é também uma aposta no teu desenvolvimento pessoal. Frequentando o Ensino Superior, podes crescer pessoal e profissionalmente, trabalhando um conjunto de competências que te vão ser úteis no mercado de trabalho.
Ganhas um conjunto de novas aprendizagens, aprendes a gerir o tempo e a cumprir prazos, adquires um maior sentido de responsabilidade, os trabalhos de grupo que realizas vão ajudar-te a desenvolver a capacidade de colaborar em equipa, crias uma rede de contactos, entre outros benefícios. Ao frequentar o ensino superior também tens a possibilidade de frequentar programas de mobilidade internacional (intercâmbios, Programa Erasmus+), que te vão dar a conhecer o mundo e fazer-te ficar familiarizado com diferentes culturas e formas de aprender.
Algumas das conclusões do estudo “Benefícios do Ensino Superior”, mostram que os diplomados do ensino superior têm “reportam altos níveis de satisfação com os seus empregos”. O estudo “Education Pays”, da College Board Research, publicado em 2023, revela que os diplomados são cidadãos “mais ativos” e têm “um estilo de vida mais saudável”.
Melhores Empregos
Um estudante diplomado tem 57% de mais oportunidades de trabalho que alguém que só tenha concluído o ensino secundário, de acordo com a Georgetown University. Estes dados, segundo a Northeastern University, mostram que um diploma superior prepara-te para uma carreira mais especializada e torna-te mais atrativo no mercado de trabalho.
Avançando para uma educação superior, cumpres um dos requisitos de muitas das empresas em fase de recrutamento, que agora exigem, pelo menos, o grau de licenciado, podem levar em conta a tua experiência académica na altura de decidir uma promoção e, como anteriormente mencionado, um licenciado aufere um salário superior ao de um estudante que não tenha prosseguido os seus estudos. Estes fatores demonstram a importância de ter um grau académico num mercado cada vez mais competitivo.
Ligação à Sociedade
Ter uma licenciatura está também associado a benefícios não económicos. O estudo “Benefícios do Ensino Superior”, menciona que “os benefícios do ensino superior são multidimensionais”. Além de serem “de consumo e de investimento”, também são “individuais e coletivos”.
Algumas das conclusões do estudo mostram que “os diplomados do ensino superior estão mais satisfeitos com a sua vida”, veem-se "menos limitados por problemas de saúde do que o resto da população”, “são mais participativos nos processos eleitorais” e “confiam mais nos outros”.
Algo que também se verifica em países como os Estados Unidos da América (EUA). Um estudo da Lumina Foundation e da Gallup, mostra que indivíduos com uma educação descrevem um maior bem-estar com a sua saúde, dizem que o trabalho que exercem se enquadra nos seus talentos, com mais de 27% destes cidadãos a participar em atividades de voluntariado e caridade.