#1 Famíla é família!


annie spratt Ar9j8V6oMzo unsplash

Antes de mais lembra-te sempre que família é família e que lá porque vais sair de casa e te tornaste independente isso não significa que não possas regressar. Os pais (ou outros familiares), por mais exigentes ou pior feitio que tenham, gostam sempre de te ter por perto. Pensa que tudo o que desejam é ver-te dar estes passos em segurança e, sobretudo, feliz. Poderás sempre partilhar com eles os momentos menos maus, esclarecer dúvidas, pedir um conselho ou, simplesmente, aparecer para desfrutares do conforto e, claro, daqueles pratos fabulosos que não vais conseguir, pelo menos no início, replicar.

 

#2 Partilhar um espaço ou viver sozinho?


soroush karimi Mx5kwvzeGC0 unsplash

Independentemente do teu orçamento, lembra-te que o mercado de arrendamento, mesmo fora das grandes cidades, como Lisboa ou Porto, está bastante inflacionado. Por isso, talvez seja boa ideia partilhares este novo espaço com um amigo, uma amiga ou novos colegas. Se optares por esta via, certifica-te que são pessoas com alguma maturidade e que irão cumprir a sua parte do compromisso (tanto a nível financeiro como relativamente a regras que terão de estabelecer) assim que começarem a viver juntos. Pode ajudar criar um entendimento comum à partida. Conversem sobre temas como manter a casa arrumada, limpa, hábitos de cozinha, horas a partir das quais deverão ter o cuidado de não receber visitas, etc.

 

#3 Atenção às despesas


liam truong oeDH20DVb2A unsplash

Calcula muito bem as despesas inerentes ao facto de viveres por tua conta. Não penses apenas no valor que irás gastar com o teu alojamento, seja ele numa residência ou num apartamento que arrendes. Pensa que irás gastar água, eletricidade, gás e Internet e que terás de ter dinheiro disponível para fazeres face ao pagamento destes serviços. O melhor será colocares o valor correspondente a esta soma de parte e pagá-lo logo no início de cada mês, de maneira a não te distraíres e acabares por falhar. Uma dica relativa a estes serviços: em casa dos teus pais, provavelmente, nunca te preocupaste com este aspeto, mas é sempre bom verificar as faturas que te são apresentadas. Por vezes, há cálculos errados dos quais deves reclamar de modo a não pagar aquilo que não consumiste.

 

#4 Cozinhar: um novo investimento

 

kevin mccutcheon APDMfLHZiRA unsplash

 

Regra de ouro: aprende a cozinhar e investe nas refeições em casa. Não imaginas o que irás poupar se te dedicares a cozinhar as tuas próprias refeições. Claro que se fores desorganizado ou desorganizada tudo vai parecer muito difícil de início e parecerá muito mais apetecível sair para “comer qualquer coisa”. Contudo, há passos que te podem ajudar. Começa por pensar em refeições que possas, por exemplo, cozinhar ao fim de semana e congelar para ires comendo ao longo da semana. Numa manhã, podes organizar e fazer todos estes pratos e vais ver que acaba por compensar largamente. Aproveita para teres sempre uma sopa no frigorífico pois é do mais saudável que há, está sempre pronta e pode salvar-te naqueles dias em que o cansaço te leva a não querer fazer mesmo mais nada. Cozinhar não tem de ser uma arte complicada ou inacessível. Recorre a vídeos e receitas online ou pede à tua família que te passe as receitas daqueles pratos de que tanto gostas.

 

#5 Organiza-te!

 

jan kopriva TEDo1eO8te4 unsplash

 

As arrumações, ai as arrumações! Não compliques. Se calhar, até agora, era habitual que alguém te desse ordens para fazer as arrumações em casa… A situação não poderia ser mais diferente. Agora é preciso que te lembres que, se deixares aquele prato sujo ou aquele último copo por lavar, eles vão lá ficar até que tu os apanhes e trates deles. O melhor será seres diligente e fazeres todos os dias um pouco. Sujas, lavas. Vais ver que será fácil manter o teu espaço limpo, organizado e agradável, desde que não deixes que tudo se acumule para o mesmo dia. É quase como a matéria do curso… não deixes tudo para véspera do exame.

 

#6 Gerir as compras


maria lin kim 8RaUEd8zD U unsplash

Estás no início da tua vida a sós e o melhor será considerares se realmente precisas daquilo que estás a pensar comprar. Antes de avançares opta pelas coisas que realmente te são essenciais, como a cama, pratos, talheres, toalhas, etc. Se fizeres este exercício vais descobrir que, afinal, precisas de muito pouco e vais ver o quanto podes poupar em tudo o resto. Lembra-te ainda que podes sempre comprar artigos em segunda mão, desde que em boas condições, ou “herdar” aqueles de que outros teus amigos ou familiares já não necessitem. Comunica as coisas de que precisas e vais ver que aparecem mais do que estarias à espera.

 

#7 Poupa, vais ver que vale a pena!


fabian blank pElSkGRA2NU unsplash

Tenta sempre chegar ao final do mês com algum dinheiro de parte. Nunca sabes quando poderá surgir um imprevisto. Sem uma “reserva”, poderás sentir-te pressionado ou pressionada financeiramente e em risco de falhar cumprir os compromissos já assumidos. Deves, no momento em que assumes a responsabilidade de assumir a tua independência, considerar este facto e fazer os teus cálculos de maneira a ficares livre de preocupações e de problemas. O investimento em diversão é algo muito importante nesta fase da tua vida, mas aposta em eventos ou despesas menos grandiosas, de maneira a manteres um equilíbrio financeiro que seja saudável.

 

#8 Cria relações


anne nygard w7 cOgX IVQ unsplash

Atenção aos outros. Quer decidas ir viver para uma residência, quer dês o salto para um apartamento, lembra-te sempre que não vais estar completamente sozinho. Terás colegas de habitação ou vizinhos que, tal como tu, merecem ser respeitados. Cria relações simpáticas com todas estas pessoas. Tem cuidado com o volume da música, com o número de pessoas que recebes ao mesmo tempo, com o ruído que as tuas festas possam causar. Sê atencioso e, se tiveres oportunidade, ajuda quem estiver próximo de ti. Para além de te sentires muito melhor contigo mesmo, estarás a criar uma rede de ligações que te poderão vir a ser úteis mais tarde, se um dia precisares.

 

#9 Medidas de segurança


jaye haych 7tkDoo2L Eg unsplash

Um conselho que pode ser mais aborrecido, mas que é igualmente importante: preza sempre a tua segurança. O Ensino Superior é a altura de fazer novos conhecimentos e amizades, mas tem cuidado, por exemplo, com quem entra na tua casa ou no teu quarto. É importante que dês acesso ao teu espaço mais pessoal apenas a pessoas em quem confias plenamente. De igual forma, faz uma cópia das tuas chaves e deixa-a com alguém da tua confiança, como os teus pais ou um bom amigo ou amiga, para o caso de perderes as tuas. Não percas o ritmo e não te desorganizes só porque sabes que ninguém te vai mandar “arrumar o quarto” como possivelmente acontecia até aqui. Mantém uma vida saudável:, que passa também pela organização do que te rodeia e das tuas tarefas.

 

#10 Recupera a força se te sentires só


priscilla du preez 9vHPCKymSh0 unsplash

Poderás vir a ter alguns dias em que, depois de chegar a casa, te sentes só. Sair de casa da família e viver sozinho é um grande passo que, por vezes, tem os seus momentos difíceis. Poderão surgir as saudades, a vontade de não ter de enfrentar tudo sozinho ou o desejo de nos sentirmos tão protegidos como antes. Para superares estes momentos, caso estudes deslocado, poderá ser importante teres uma reserva financeira que te permita, assim que possível, visitar a tua “antiga vida”, mergulhar no conforto do lugar onde sempre viveste e regressar com novas forças! No final, viver sozinho vai fazer-te crescer. Vais descobrir que tens capacidades que não sonhavas e que és muito mais do que imaginas. Boa sorte!