A Nespresso estabeleceu uma parceria com a Zèta, empresa francesa de moda sustentável, para criar os RE:GROUND, os primeiros ténis do mercado feitos a partir de borras de café recicladas. Para dar corpo a esta novidade, a Zèta trabalhou com as empresas portuguesas Tintex, que criou um inovador material a partir das borras de café, e a Rudis, que produziu os ténis.

Cada par de ténis contém o equivalente a 12 chávenas de borra de café reciclada, proveniente do programa de reciclagem de cápsulas Nespresso, que é depois integrado no material vegan usado na parte superior dos sapatos e também nas solas. Os restantes elementos dos RE:GROUND são feitos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos do Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.

Nos últimos cinco anos, à medida que os consumidores se tornaram mais conscientes da pegada ecológica do seu guarda-roupa, as pesquisas na Internet por marcas sustentáveis cresceram mais de 45%. Laure Babin, CEO da Zèta, identificou uma lacuna no mercado de calçado ecológico e fundou a marca, a celebrar dois anos de existência, com o objetivo de criar os primeiros ténis desperdício zero do mercado.


“A minha visão para a marca Zèta era criar ténis elegantes para os fashion lovers ecoconscientes. Para esta coleção cápsula, os nossos criadores de tecido da fábrica portuguesa Tintex demoraram oito meses a aperfeiçoar um material vegan completamente inovador, feito a partir de borras de café recicladas”, destaca Laure Babin, CEO da Zèta. Os RE:GROUND são o “resultado da nossa colaboração com a Nespresso – uns ténis elegantes e com estilo, que celebram o valor do café e as virtudes da circularidade”, acrescenta.

“A Zèta é uma start-up incrível que junta estilo e sustentabilidade. O compromisso da marca com a sustentabilidade significa que estão a elevar a fasquia no que toca à criação de valor a partir do desperdício, e o seu espírito inovador levou-os a conceber uma utilização totalmente nova para as nossas borras de café recicladas", sublinha o CEO da Nespresso, Guillaume Le Cunff.

Os RE:GROUND são fabricados em Ovar e estão disponíveis em três modelos: Latte, com sola branca, Cappucino, com sola bege, e Ristretto, com sola castanha. A Zèta faz envios apenas para a Europa, de forma a manter o percurso do produto o mais curto possível. 

Para mais informações clica aqui.