Para escolheres de forma consciente, em primeiro lugar, deverás refletir sobre os teus interesses e como te vês no futuro, não esquecendo de ponderar alguns aspetos como a empregabilidade futura e a progressão escolar. Esta decisão não é fácil, pelo que podes pedir apoio ao teu diretor de turma ou ao profissional de orientação da tua escola.

No final do 9.º ano, existem vários caminhos possíveis, com um leque alargadíssimo de oportunidades. Por certo, haverá uma que condiz mesmo contigo. Falamos do ensino profissional que se reparte por 237 cursos que te permitem conciliar o 12º ano com a aprendizagem de uma profissão.

Estes cursos têm a duração de três anos, desenvolvem-se sobretudo mediante a realização de aprendizagens práticas, centradas em questões reais, e irás realizar 420 horas de formação em contexto de trabalho (estágios), o que significa que terás oportunidade de contactar com o mercado de trabalho e de viver o dia-a-dia dessa profissão.

No final do curso terás de apresentar a um júri, obrigatoriamente, uma Prova de Aptidão Profissional, que consiste num projeto elaborado por ti, que desafia a tua criatividade e coloca em prática as competências e os conhecimentos que adquiriste ao longo da formação.

Ao concluíres o nível secundário através de um curso profissional, poderás ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir estudos, através da frequência e conclusão de um curso de especialização tecnológica ou de um curso técnico superior profissional ou diretamente para uma licenciatura.

E, caso não tenhas reparado ainda, os cursos profissionais conferem-te o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Ou seja, um nível acima quando comparado com os cursos científico-humanístico, igualmente com a duração de três anos, repartidos em quatro alternativas - Curso de Ciências e Tecnologias, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades, e Curso de Artes Visuais. Contrariamente aos cursos profissionais, estes últimos estão vocacionados essencialmente para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Mas, como a decisão tem de ser tua, para te ajudarmos a conheceres de entre todas as hipóteses que tens em aberto, aconselhamos-te a consulta do Portal da Oferta Formativa (www.ofertaformativa.gov.pt). Boa escolha!