Aos poucos e poucos, os participantes iam chegando ao campus 1 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), para dar início a mais uma Academia Art & Cultura. As boas-vindas foram dadas, sendo um prazer para o IPL receber-nos, para uma semana que se espera "fantástica".

A primeira visita do dia foi ao castelo de Leiria. Depois de uma caminhada, que culminou numa subida ingreme pelas portas do castelo, fomos recebidos por Isabel Brás, que nos contextualizou quanto à história do castelo e da cidade. Desde a sua criação, aos reis que mais marcaram a cidade pela sua passagem e influência no seu desenvolvimento, através das palavras de Isabel, pudemos mergulhar na história.

Seguiu-se a visita guiada ao castelo. Foi possível visitar as cisternas, algo que antes não era possível, e fomos subindo a fortificação, visitando ainda a Igreja de Santa Maria e o Paço de D. João I, de onde se podia vislumbrar grande parte da cidade. Neste momento, muitos dos nossos participantes não resistiram em captar uma foto para recordar o momento.

 

DSC 3012

 

Descemos o castelo e fomos para o m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento. No museu ficámos a conhecer mais sobre a história do cinema, podendo observar a evolução das câmaras de filmar e também experimentar diferentes sensações visuais, visitando as exposições permanentes Fascínio do Olhar e a Oficina do Olhar, este último mais interativo.

Era altura de regressar ao campus 1 do IPL, nomeadamente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) para a atividade "Apresentador por um dia". Com a orientação do professor Leonel Brites, coordenador do CTEsP em Comunicação Digital e docente na área da Comunicação do IPL, os nossos participantes tiveram a oportunidade de simular um ambiente de estúdio, dando asas à criatividade, fazendo reportagens, lendo o teleponto e até criando o próprio programa de debate desportivo. 

 

DSC 3052

 

O dia terminou com um momento quebra-gelo, onde todos os participantes e monitores se puderam conhecer melhor através de dinâmicas divertidas, que promoveram a interação através de perguntas e respostas.

Amanhã, o dia será passado nas Caldas da Rainha, onde irão ser realizados workshops na ESAD e visitas ao Centro das Artes e ao Centro Cultural das Caldas.