As linhas na estrada indicavam o caminho, íamos passar a manhã na ESAD, nas Caldas da Rainha. De forma a que todos os participantes conseguissem aproveitar os diferentes workshops e atividades disponíveis, estes foram divididos em grupos.

Enquanto alguns visitavam as instalações da ESAD, outros estavam nas oficinas de artes plásticas onde, com a ajuda da aluna de 3º ano do curso de Design Gráfico Renata Duarte e a professora de Serigrafia e Gravura, Vera Gonçalves. Aqui, os alunos puderam fazer impressões em sacos de pano e fazer pinturas em papel, com resultados muito coloridos e criativos.

Nas Oficinas Digitais, no primeiro piso, também se puxava pela criatividade na atividade de risografia e produção de pins. Com o auxílio dos técnicos de oficina digital, João Carvalho e Cláudio Barroca, os nossos participantes desenhavam para depois ver o resultado final impresso numa sobreposição das cores azul e vermelho.

 

DSC 3175

 

Com as energias repostas, depois do almoço continuámos a abraçar a veia criativa. Fomos até ao Centro de Artes das Caldas da Rainha, onde visitámos o Museu Leopoldo de Almeida e o Espaço da Concas.

No Museu Leopoldo de Almeida, pudemos observar esboços, esculturas e bustos feitos pelo artista. Entre as pessoas que serviram de inspiração ao escultor estavam os escritores Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.

Com a visita ao Espaço da Concas, entrámos na origem da ESAD, localizando-se o museu no edifício onde a escola surgiu. Agora, o espaço homenageia Maria da Conceição Nunes (1946-1991) e expõe os trabalhos de outros artistas locais e nacionais.

 

DSC 3248

 

Terminadas as visitas e com vontade de meter a “mão na massa”, fomos até ao verdejante Parque D. Carlos para participar num workshop de cerâmica conduzido por Mariana Sampaio. Com extremo cuidado, os nossos participantes manusearam os materiais e fizeram objectos que puderam levar como recordação.

Concluímos o dia com uma visita ao CCC (Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha). Com a companhia do diretor técnico José Ramalho, houve a possibilidade de compreender os eventos acolhidos nestas salas, a forma como são construídas por questões de acústica e também pela iluminação utilizada nos palcos.

Amanhã teremos mais um dia repleto de atividades, com visitas à Batalha, ao Eco-parque sensorial da Pia do Urso e à Gruta da Moeda.

Para saberes mais sobre o nosso primeiro dia de atividades na Academia Art & Cultura, clica aqui.