O destino do penúltimo dia da academia Art&Cultura 2024 foi a vila de Óbidos. Junto ao Posto de Turismo à entrada da vila, o grupo de participantes foi recebido pela vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, Ana Margarida Reis. “Ter esta oportunidade é para um número restrito de pessoas”, começou por afirmar a vereadora, sobre a importância desta academia de verão. “Vocês estão numa vila medieval e têm o privilégio de visitar o mercado medieval”, acrescentou Ana Margarida Reis, sobre esta vila.

 

ArtCultura dia 4 fotos máquina 2

 

Poucos minutos depois e após esta breve introdução, os participantes seguiram para uma visita guiada cultural e histórica pela vila, sob a orientação de Bruno Silva e Elma Vitorino, do Posto de Turismo de Óbidos.

Bruno Silva começou por destacar a importância de “estabelecer uma ligação com os museus e com a cultura de Óbidos”, ao longo desta visita. Entre as principais valências desta região, Bruno recordou a sua forte ligação à literatura. “Nós somos classificados como Óbidos Vila Literária desde 2015”, acrescentando que “foi em 2010 que recebemos neste espaço a primeira feira do livro”.

 

ArtCultura dia 4 fotos máquina 3

 

O primeiro ponto deste passeio pela vila foi a Igreja de S. João Baptista, anteriormente designada por “Capela de S.Vicente da Gafaria”, explicou Bruno Silva. Tendo sido construída sob a ordem da Rainha Santa Isabel, é de destacar que esta igreja foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. Foi no ano de 2003, que se deu a adaptação deste espaço para um Museu Paroquial. De acordo com Bruno Silva, estas alterações surgiram no seguimento da  “revitalização dos espaços museológicos em Óbidos”.

Desde a Porta da Vila, entrada principal para a vila de Óbidos, até à Livraria do Mercado, passando pela Igreja de Santa Maria, os participantes da Art&Cultura conseguiram conhecer ao pormenor todos os aspetos e pontos de interesse que marcam a cultura desta região.

 

ArtCultura dia 4 imagem 4

 

Colocando em destaque a importância da arte nos dias que correm, o próximo ponto desta visita foi a Galeria NovaOgiva, um espaço fundado pelo escultor José Aurélio. Aqui, Bruno Silva dirigiu-se ao grupo de alunos, sublinhando que “o objetivo desta galeria é que a arte possa dialogar com vocês e que vocês possam também dialogar com a arte”. "Queremos que percebam aquilo que fazemos em termos de arte contemporânea aqui na vila de Óbidos”, acrescentou.

Já no Museu Municipal de Óbidos, além de assistirem a uma pequena performance de uma aluna ao piano, os participantes desta academia de verão conseguiram observar a riqueza da arte sacra desta região, além da exposição sobre o bordado de Óbidos.

 

ArtCultura dia 4 fotos máquina 5

 

Para terminar a manhã de exploração deste penúltimo dia da Art&Cultura 2024, Elma Vitorino deixou um relato da sua experiência enquanto antiga aluna do Politécnico de Leiria. Especificamente no que toca ao domínio do turismo, Elma não deixou de mencionar que “a área do turismo e da produção serve essencialmente para fazer os outros felizes”.

Após o almoço na Escola Básica dos Arcos, em Óbidos, o grupo regressou à vila para um peddy-paper ao longo dos principais pontos de interesse nesta vila. Passando pelas ruas de Óbidos e pelas muralhas, as várias equipas foram desafiadas a explorar cada ponto desta vila, seguindo as pistas e respondendo a uma série de questões sobre a região. 

 

ArtCultura dia 4 fotos máquina 6

 

Para terminar este dia, o grupo visitou o Mercado Medieval de Óbidos. Entrando totalmente na época e no espírito medieval, os participantes conseguiram explorar este mercado, convivendo entre si e criando memórias desta semana.