O desafio que te é colocado é simples: cria um vídeo que dê voz a uma sobrevivente de um acidente de viação. O objetivo é que este testemunho sirva como forma de sensibilização dos outros jovens, relativamente aos principais perigos nas estradas. Afinal de contas, os acidentes rodoviários continuam a ser a principal causa de morte para os jovens entre os 18 e os 24 anos.

 

Como posso participar?

Podem participar no BPSS estudantes a frequentar do 9.º ao 12.º ano de escolaridade e também do
Ensino Profissional, residentes em Portugal, através de equipas de 4 a 10 elementos, estudantes da
mesma escola, coordenados por um/a professor/a (um professor/a pode coordenar várias equipas).

 

Para concorrer, apenas precisas de inscrever a tua equipa (composta por pelo menos 4 alunos e um máximo de 10, coordenados por um professor responsável). Para finalizar a inscrição, devem fazer um pequeno resumo do vosso vídeo documental e submeter as perguntas que fariam a um sobrevivente de um acidente rodovário, de forma a criar um documentário inspirador sobre a sua história.

As histórias de alguns entrevistados podem ser conhecidas em bpsegurancaaosegundo.pt, se pretenderes encontrar informação mais concreta. Cada equipa é livre de escolher outra pessoa para retratar desde que assegure a autorização para o fazer. Um júri analisará depois as candidaturas e escolherá os cinco melhores trabalhos.

A decisão terá por base os critérios de Criatividade, Eficácia na comunicação, Adequação da mensagem ao público-alvo e Exequibilidade do projeto. Estes cinco trabalhos finalistas, com duração máxima de 5 minutos, serão depois gravados sob a orientação do Diretor Criativo do concurso.