Se o principal objetivo do BP Segurança ao Segundo é sensibilizar os jovens para os riscos associados à condução, para um dos vencedores da edição de 2015, Sandro Garcia, essa é uma meta cumprida. “Iniciativas como esta são boas para promover a segurança rodoviária de uma forma diferente e que cativa os jovens”, realça, acrescentando que a iniciativa faz com que “de uma forma dinâmica”, os jovens “tenham maior conhecimento sobre os perigos da condução”.
De igual forma, Sandro sente que a sua equipa, vinda do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, teve oportunidade “aprender mais sobre segurança rodoviária”. Para o participante, porém, foram sobretudo desenvolvidas “as capacidades de trabalhar em grupo e ultrapassar barreiras que foram surgindo”.
Vídeo produzido pela equipa A11, durante a final de 2015 do BP Segurança ao Segundo.
Nessa medida, Sandro destaca que os prémios conquistados pelos A11 [bilhetes para festivais de verão] foram secundários: “A nossa principal motivação foi conseguir idealizar um cartaz e spot publicitário, de uma forma o mais criativa possível”. O objetivo final, garante, passou por “transmitir uma mensagem importante para pessoas da mesma idade que nós”.
Essa mesma proximidade com o público-alvo foi levada em conta no momento da participação, revela: “o que tentámos fazer foi sempre pensar – se estamos a fazer uma "campanha" para jovens, temos de pensar no que iríamos gostar de ver e o que nos iria chamar à atenção”.
Por todas essas razões, o estudante não tem dúvidas quanto à possibilidade de participação no BP Segurança ao Segundo: “havendo possibilidade, é impossível dizer que não a esta iniciativa”.