Passados 9 anos, voltamos ao mundo de Divertida-mente e a acompanhar a história de Riley, vendo a adolescente a crescer e a aprender a lidar com as novas e diferentes emoções que vão surgindo na sua cabeça. A acompanhar Riley voltam também os seus pais e as emoções que já conhecemos: Alegria, Tristeza, Raiva, Repulsa e Medo.
Só que os atuais inquilinos do subconsciente de Riley não estão, de todo, preparados para a entrada dos novos habitantes. que também vão mexer na “consola” que controla as emoções da jovem. Para causar o caos nas operações do dia-a-dia chegam a Ansiedade, que traz muita bagagem, a Inveja, o Tédio e a Vergonha.
A convivência entre as “antigas” e as “novas” emoções vão criar um conflito, que vai ser desafiante para os pais de Riley e a sua vida diária. As coisas escalam ao ponto da Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha se unirem para tornarem as restantes emoções “suprimidas” e assim criar uma nova Riley.
O conceito para Divertida-mente, originalmente Inside Out, surgiu da mente do realizador e animador Pete Docter, ao reparar que a sua filha estava a ficar mais sossegada e reservada. Isto fez com que o realizador questionasse o que se estaria a passar internamente com a filha e assim, com o aconselhamento do psicólogo especialista em emoções Dacher Keltner, o filme da Pixar mergulhasse nas ciências das emoções.
Em entrevista à revista Pacific Standard, Dacher explica como conheceu o realizador Pete Docter numa conferência e como mantiveram o contacto depois deste partilhar a ideia que tinha para o filme. O psicólogo disse que durante a sua colaboração visitou os estúdios da Pixar e conheceu a equipa criativa de Pete, com quem falou sobre “o conhecimento das emoções, do cérebro e das expressões”.
Este foi um filme aclamado pelos críticos, tendo atualmente na plataforma agregadora de críticas Rotten Tomatoes uma avaliação de 98% parte dos críticos e 89% por parte do público. Sendo o original considerado por muitos uma longa-metragem “criativa” e “comovente”, podemos afirmar que há alguma “Ansiedade” em saber como continua esta história.
Divertida-mente 2 estreou nos cinemas dia 13 de junho.