Há um novo festival internacional de cinema foraco no tema dos Direitos Humanos em portugal. O Noma Azores realiza-se em julho de 2021 (de 27 a 31) e inclui uma competição de longas-metragens, a programação de curtas e momentos de debate e formação com o objetivo de "alargar o debate sobre os Direitos Humanos a diferentes áreas da produção audiovisual".

O Noma Azores vai decorrer no Teatro Micaelense em Ponta Delgada, tendo "sempre como fio condutor a relação com questões de direitos humanos", explica a organização. Estão abertas até dia 31 de maio as candidaturas para a apresentação de longas metragens a concurso, desde que filmes de produção recente, ainda não estreados comercialmente em Portugal (regulamento disponível no site do festival).

 

 

Promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, este novo festival de cinema inclui três prémios a concurso: Melhor-Metragem (2500 euros), Melhor Longa Metragem Portuguesa (1500 euros) e Prémio do Público para Melhor Filme (700 euros). A escolha dos vencedores para os dois primeiros prémios será feita por um júri. No caso do terceiro, será através da votação directa dos espectadores do festival.

"A cultura é nossa principal arma para criação de diálogos e a construção das pontes que nos ligam aos outros", reforça a autarquia de Ponta Delgada, destacando a relevância do tema da promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Para saber mais, clica aqui.