Aproveitem o bem o 9.º e o derradeiro capítulo da saga 'Star Wars', uma história que anda a ser contada por George Lucas já lá vão mais de 40 anos. Em A Ascensão de Skywalker, o capítulo com estreia a meio de dezembro, as personagens terão um desfecho “coerente”, promete o realizador J.J.Abrams. É tempo de saber, de vez, de que lado está a Força.
A história de Star Wars, Guerra das Estrelas no título português, começou a ser contada em 1977, quando os teus pais eram pequeninos. Foi narrada em três trilogias, a última das quais prestes a encerrar com a estreia de 'A Ascensão de Skywalker', que vem fechar o ciclo composto por 'O Despertar da Força' (2015) e 'Os Últimos Jedi' (2017). A responsabilidade de pôr um ponto final nesta saga que tantos milhares de milhões de fãs tem cativado em todo o mundo é de J.J. Abrams, que já havia assinado a realização da fita de 2015 e que aqui volta a tais funções sendo também coargumentista.
Os trailers da película, por muito concentrados e rápidos que sejam, já revelam, diz-nos um olhar mais atento, algumas pistas sobre o que poderemos esperar deste blockbuster em potencial: Quais as personagens que terão mais destaque, quais as figuras (sobretudo vilões) que poderão voltar inesperadamente ou contra qualquer lógica narrativa, quais aquelas que poderão mudar para o lado negro da Força… Também já quem já esteja a pular de contente com o regresso de elementos visuais clássicos da história, como um caça de modelo Y-Wing numa cena que aparenta ser da batalha final.
Com estrelas, sem garantias
Enfim, o secretismo é tanto, as especulações ainda mais e as teorias da conspiração outro tanto, que nada é garantido em A Ascensão de Skywalker. Os fantasmas são mais que muitos e tudo pode acontecer. Até a atriz Carrie Fisher, falecida faz neste Natal três anos, aparece no grande ecrã no papel da General Leia Organa, graças ao recurso a imagens nunca antes divulgadas de O Despertar da Força. E com quem é que esta estará? Não sabemos ao certo. Só Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Mark Hamill, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Naomi Ackie, Richard E. Grant, Billy Dee Williams, Joonas Suotamo, Keri Russell e Dominic Monaghan, os nomes que constam do elenco, nos saberão contar através das suas interpretações.
J.J. Abrams prometeu um "final coerente" na trajetória dos personagens. "Trata-se de encerrar esse assunto de uma maneira emocional, significativa e também satisfatória para responder ao maior número possível de perguntas", disse à revista norte-americana Entertainment Weekly. "Se, daqui a alguns anos, alguém assistir a esses filmes, a todos os 9, verá uma história o mais coesa possível", espera. “Entrámos nesta viagem sabendo que teria um fim”. FIM, a letras brancas brihantes sob um fundo negro.