Numa altura em que a 27.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português caminha para o seu final, aproxima-se também o "seu momento de celebração", com a entrega de prémios, revela a organização, em comunicado. Esse momento decorrerá no dia 20 de novembro, às 21h45, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

A cerimónia inclui a exibição inédita da cópia restaurada de Três Dias Sem Deus, de Bárbara Virgínia, uma obra marcante do cinema português "tanto porque é o primeiro filme pela primeira realizadora Portuguesa, como por ter integrado a comitiva nacional no primeiro festival de Cannes", acrescenta a mesma fonte. Da cópia original restam somente 27 minutos de filme, que terão acompanhamento musical Marcelo dos Reis.

Durante o dia de hoje, são ainda exibidos cinco filmes no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Pelas 17h30, será a vez de Lethes, de Eduardo Brito, e A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos. À noite, a partir das 19h00, são exibidos Beco do Imaginário (Romano Cassellis), Os Últimos Dias de Emanuel Raposo (Diogo LIma) e Já Estou Farto!, de Paulo Miguel Antunes.

 

 

Destaque ainda para as sessões especiais que se estendem até 30 de novembro e que incluem a exibição de obras como O Movimento das Coisas, de Manuela Serra, Ecos da Vermelha, de Bruno Teixeira ou Checkmate, de Bruna Piantino.

A primeira edição do CCP realizou-se em 1988, então com o nome de Mostra de Cinema Português. Hoje, o festival assume como missão "traçar novos Caminhos para o Cinema Português, continuando a afirmar a região centro como o palco do Cinema Português".