A receção em Portalegre foi animada. A seu tempo, os participantes do CIS Digital Camp iam chegando ao campus do Politécnico, prontos para embarcar numa aventura através do digital.
Fomos recebidos por Ruth Ferrony, da equipa do Centro Internet Segura, projeto do Centro Nacional de Cibersegurança, Félix Pinéu, da Forum Estudante e Vera Barradas, em representação do IPP. Ruth Ferrony agradeceu o "empenho" que houve para fazer realidade uma semana que "vai fazer a diferença na vida dos participantes". O foco principal deste CIS Digital Camp vai ser o desenvolvimento de "uma cultura de uso saudável e responsável da internet".
Acrescentou ainda que aqui, vão poder frequentar workshops que vão aprofundar o seu conhecimento da realidade digital. Além das novas amizades que vão ser criadas, os participantes "vão aprender coisas que vão fazer a diferença" na sua vida diária.
Vera Barradas, Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional do IPP, deu-nos as boas vindas e partilhou que a experiência de conhecer o IPP e a cidade de Portalegre é uma "experiência para a vida". Elogiou a "temática interessante" desta semana e afirma que os alunos vão sentir o espírito de família que está presente na localidade e na instituição.
Feitas as apresentações, tomou a palavra Diogo Aragonez, funcionário do IPP, que nos apresentou a oferta formativa de todas as escolas do Politécnico de Portalegre, como também partilhou a sua experiência e vivências enquanto aluno da instituição.
Visita à BioBIP e "lago dos tubarões".
Já ambientados, era altura de conhecer melhor as instalações do campus do Politécnico de Portalegre. Fomos então à BioBIP (Bioenergy and Business Incubator of Portalegre), para ficarmos familiarizados com os projetos desenvolvidos nas instalações.
Conhecemos o laboratório de produção de Bioenergia e soubemos mais sobre o processo, as máquinas e os materiais necessários para que o resultado final fosse energia renovável. Visitámos também as instalações de algumas empresas já instaladas na BioBIP, onde fomos introduzidos à sua área de trabalho.
Terminada a visita guiada, os participantes foram para uma das salas da BioBIP, onde Elias Pinheiro, Nuno Oliveira e Gonçalo Saldanha, que nos apresentaram as suas empresas sediadas no local. O propósito deste "shark tank de ideias" era desenvolver uma ideia que albergasse objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que trouxesse inovação e mudança e cujo principal objetivo era: tornar a internet segura.
O dia terminou com um Peddy Paper fotográfico, onde os participantes puderam percorrer a cidade de Portalegre e alguns dos seus pontos mais emblemáticos, de forma a que pudessem ficar mais ambientados a uma cidade que nos vai acolher nos próximos dias e, quem sabe, os poderá a vir acolher novamente no futuro.