Entre a oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Politécnico de Tomar (IPT), está a licenciatura em Comunicação Social – Jornalismo e Comunicação Empresarial (LCS-JCE).

Desde o primeiro ano, aquilo que se destaca neste curso é a sua forte componente prático-laboratorial. Assumindo em pleno a sua faceta de ensino superior politécnico, o IPT aposta essencialmente nesta valência da licenciatura em Comunicação Social para formar bons profissionais na área.

Ao longo dos três anos de licenciatura, a componente teórica vai sendo complementada com um conjunto de aprendizagens direcionadas para a prática profissional, seja no campo do Jornalismo, seja na área da Comunicação Empresarial. A constante atualização das metodologias de ensino procura manter os estudantes a par das mudanças no mercado de trabalho.

É precisamente através desta formação superior teórica e laboratorial, que os diplomados deste curso ficam preparados para exercer as suas profissões com confiança e eficácia.

Explorar os ramos da comunicação

Começando pelos laboratórios, os estudantes da licenciatura em Comunicação Social têm a oportunidade de explorar várias áreas específicas dentro da comunicação. Desde a produção de conteúdos jornalísticos para diferentes plataformas até à gestão de diferentes conteúdos, passando pela organização de eventos, os alunos são desafiados a participar em simulações da realidade profissional.

Também os estúdios de rádio e de televisão são palco para a realização de conteúdos jornalísticos e de entretenimento. Esta componente prática permite aos estudantes desenvolver competências enquanto exploram, simultaneamente, os seus interesses.

 

fotografia jorn digital

 

O mesmo acontece no ramo de Comunicação Empresarial, onde as vocações dos estudantes e as áreas que mais apreciam são potenciadas. Na LCS-JCE, mais do que transmitir conhecimentos e desenvolver competências técnicas e tecnológicas, o que se pretende é que cada estudante faça o seu próprio percurso.

Tal só é possível graças a um corpo docente qualificado, que acompanha a jornada académica de cada aluno, desde o início. Os estudantes vindos dos vários pontos de Portugal, mas também de outros países como Cabo Verde e Brasil, encontram nesta licenciatura professores de carreira competentes e dedicados, assim como professores colaboradores reconhecidos nas suas áreas profissionais. 

Na ESTA, os alunos não são apenas ‘um número’. Os corpos docente e não docente desta instituição conhecem o perfil de cada estudante, valorizando tanto a sua trajetória pessoal, como também as suas aspirações e interesses académicos e profissionais.

Uma formação versátil

Além dos cinco semestres teórico-práticos, existe ainda um sexto semestre com estágio e seminários neste curso superior. Assim, os alunos da LCS-JCE podem contactar com vários profissionais da área. Desde a organização de diferentes iniciativas até à participação em atividades desafiadoras, os estudantes exploram as suas competências, conseguindo produzir o seu próprio portfólio de trabalhos.

 

fotografia fotojornalismo

 

A junção destas componentes resulta no desenvolvimento de aprendizagens, competências, conhecimentos e experiências que permitem aos estudantes iniciar a sua vida profissional de uma forma segura. O estímulo da versatilidade e o desafio para arriscar em novas áreas são uma constante nesta formação.

Da mesma forma, a licenciatura em Comunicação Social na ESTA conta com um conjunto de parcerias a nível regional e nacional. São estas colaborações que complementam a formação em sala de aula, proporcionando oportunidades de estágios curriculares nos melhores locais

Ao conhecerem o perfil de cada estudante, designadamente os seus pontos fortes, os docentes conseguem orientar o processo de escolha dos estágios. Por esse motivo, os estudantes são enquadrados em empresas que podem proporcionar-lhes as melhores oportunidades de crescimento.

 

fotografia encontros

 

Apesar da possibilidade de estagiar na região, noutros pontos do país ou no estrangeiro (ao abrigo do programa Erasmus), Abrantes é, para os estudantes, a casa que fica para a vida.

Podes saber mais sobre este curso aqui