Formar profissionais da Comunicação "conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades". Esses são alguns dos objetivos da Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT),

Esta é uma Licenciatura que se encontra dividida em dois ramos, como nos explica a Diretora do Curso de Comunicação Social, Hália Santos: o ramo de Jornalismo e o de Comunicação Empresarial. Uma divisão, que de acordo com a docente, "proporciona aos estudantes um conjunto sólido de competências práticas e teóricas que os prepara para os desafios contemporâneos da comunicação".

 

 

Para o estudante da Licenciatura, Diogo Pinto, o curso ajudou a que desenvolvesse não só competências na área, como também "uma comunicação mais eficaz e clara" e "uma capacidade de análise e pensamento crítico". "O curso tem também ajudado a cultivar uma adaptabilidade e resiliência, o que faz toda a diferença em desafios futuros", afirma Diogo. 

A componente teórica e laboratorial do curso tem como objetivo a preparação para o exercício profissional de forma sólida dos pontos de vista do conhecimento e da prática, ficando assim os estudantes aptos para lidar com diferentes plataformas de comunicação e competências específicas na área da comunicação e marketing. "Para além das competências práticas e técnicas, a formação aposta fortemente na análise crítica dos media e na compreensão dos fenómenos sociais e culturais que moldam a comunicação atual, promovendo a autonomia, o pensamento criativo e a responsabilidade ética no exercício profissional", acrescenta a diretora do curso.

  


«Aproveitem ao máximo todas as oportunidades que o IPT e a ESTA vos dão»

Marta Varela, alumni da Licenciatura de Comunicação Social


 

A aprendizagem de ferramentas essenciais para o trabalho

As vantagens da aprendizagem que alia "a formação académica a uma forte componente prática" ajudou a que a alumni da Licenciatura em Comunicação Social, Marta Varela, desenvolvesse "competências de comunicação, pensamento estratégico e capacidade de adaptação". Licenciada em 2019 pela ESTA, Marta encontra-se atualmente a trabalhar no Gabinete de Relações Públicas e Divulgação da Escola Naval e partilha que "a experiência adquirida com projetos académicos, bem como o contacto próximo com os docentes e colegas, permitiu-me crescer pessoal e profissionalmente"

 

Marta VarelaMarta Varela, alumni da Licenciatura em Comunicação Social

 

Marta deixa ainda um conselho aos jovens que estão prestes a embarcar na jornada do Ensino Superior: "Aproveitem ao máximo todas as oportunidades que o IPT e a ESTA vos dão".

"Uma formação profundamente orientada para a prática"

Os estudantes que escolherem a ESTA - Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, vão "ter acesso a uma formação profundamente orientada para a prática", explica-nos Hália Santos. Além de integrar os alunos "desde cedo" em ambientes reais de trabalho através de diferentes laboratórios, o Politécnico de Tomar também tem diversos parceiros na região "que permitem aos alunos a participação em projetos diversos".

O curso oferece também diversas oportunidades de estágio "em empresas de media, agências de comunicação, organismos públicos e organizações do setor cultural". A vertente académica não fica para trás com os estudantes a ter a oportunidade de participar em "programas de mobilidade internacional, inclusivamente para a realização de estágios".

"Esta combinação entre prática intensiva, proximidade com o mercado de trabalho e uma base teórica consistente faz desta licenciatura uma escolha segura para quem ambiciona uma carreira sólida e versátil na área da comunicação", conclui a diretora do curso de Comunicação Social da ESTA/IPT.

Sabe mais sobre a licenciatura em Comunicação Social do Politécnico de Tomar aqui