Este curso proporciona um primeiro contacto com a língua alemã e com o ambiente pedagógico da escola, procurando avaliar o perfil dos alunos, com vista à sua admissão. Tem a duração de um ano letivo e funciona duas vezes por semana, em horário pós-letivo.

A EAL é uma escola de encontro de culturas, que oferece uma formação internacional, sendo a única em Lisboa que permite a admissão de alunos portugueses no 5º ano, após a conclusão do curso preparatório. A Escola é frequentada por mais de mil alunos, sendo a sua esmagadora maioria de nacionalidade portuguesa.

“Os benefícios e as vantagens do multilinguismo verificam-se não só ao nível profissional, social, mas também ao nível neurológico. Há uma maior flexibilidade mental, capacidade de realização de múltiplas tarefas simultaneamente, rapidez de raciocínio, concentração e persistência, proteção contra demência e manutenção da agilidade mental”, refere Maria João Cordeiro, Subdiretora da Escola Alemã. Além disso, há uma sensibilização a outras culturas, tolerância e abertura ao outro, sentido de cooperação e partilha.

A partir do 5º ano, após o curso preparatório, o percurso escolar dos alunos portugueses na Escola Alemã promove a progressiva integração no currículo alemão, contemplando disciplinas de língua e cultura portuguesas, até ao fim do ensino secundário. Os alunos adquirem formação internacional, que se rege pelo sistema educativo alemão com reconhecimento pelo Ministério da Educação português.

Outra mais valia da EAL é o ABITUR – diploma final de conclusão do ensino secundário alemão – que é um passaporte para o mundo. Este diploma com reconhecimento e prestígio internacional permite o acesso direto ao Ensino Superior não só nos países de expressão alemã e em Portugal, como em muitos outros países do mundo. Em média, cerca de 60 alunos terminam o ABITUR na EAL todos os anos, distribuindo-se mais ou menos equitativamente por Portugal e pela Alemanha no prosseguimento dos estudos superiores. No final do 12º ano, os alunos portugueses são multilingues, dominando 4 línguas (português, alemão, inglês e francês) com elevado nível de proficiência. 

“A língua alemã é uma língua de comunicação global, com 200 milhões de falantes no mundo. É uma língua de futuro, pois a Alemanha é a maior economia europeia e a 4ª mundial, o que pode facilitar o acesso ao mercado de trabalho internacional, cada vez mais competitivo”, assegura Maria João Cordeiro.

Haverá uma sessão informativa do Curso Preparatório para os pais, no dia 9 de setembro das 18h30 às 20h00.