A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) anunciou o lançamento de uma nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia - o primeiro curso de primeiro ciclo em Portugal a aliar estas três áreas de estudos. Este será um curso "inovador e interdisciplinar", que permitirá aos estudantes obter "uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas", explica a instituição de ensino superior, em comunicado.

A nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia associa o "‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’", acrescenta a mesma fonte, capacitando os alunos para uma "intervenção ancorada na reflexão crítica". “Nos dias de hoje é essencial formarmos os nossos estudantes para enfrentarem os desafios do futuro", destaca o Diretor da FCH-Católica, Nelson Ribeiro. Este objetivo implica que os estudantes sejam "proficientes a cruzar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares", acrescenta, sendo essa a razão pela qual "todas as licenciaturas da Faculdade de Ciências Humanas têm uma natureza interdisciplinar".

 

 

No caso específico desta nova formação, acrescenta Nelson Ribeiro, o objetivo é que os estudantes consigam "conjugar a reflexão filosófica com o conhecimento do funcionamento dos sistemas políticos e económicos". Os grandes desafios que temos pela frente enquanto sociedade exigem líderes capazes de articular a reflexão eticamente sustentada com um conhecimento aprofundadod a interrelação entre as esferas política e económica”.

A nova formação está organizada em três anos de formação, sob a coordenação dos Professores Doutores Michael Baum e Inês Bolinhas. O curso de Filosofia, Política e Economia arranca já no ano letivo de 2021/2022 e todas as informações sobre candidaturas podem ser conhecidas do site da faculdade.