Se tens interesse pela área de Engenharia, fica a conhecer os 3 cursos que este Instituto disponibiliza:
#1 Licenciatura em Engenharia Informática
A licenciatura em Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, oferece uma formação base nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e dos Sistemas de Informação que permite aos alunos continuarem a sua formação, por exemplo prosseguindo estudos no mestrado em engenharia informática do IPT, ou ingressarem no mercado de trabalho.
Ao longo dos anos o IPT foi estabelecendo parcerias com várias empresas nacionais e internacionais de referência que "por um lado permitem que os conteúdos e os métodos de ensino das várias unidades curriculares estejam em linha com as competências mais valorizadas pelo mercado e por outro a integração dos alunos em ambiente empresarial numa fase inicial da sua formação”.
Ao te licenciares em Engenharia Informática pelo IPT ficarás preparado com as técnicas mais recentes e mais procuradas pelo mercado no desenvolvimento de software, na configuração e gestão de redes e serviços e na cibersegurança. A cooperação com as empresas “permite também o desenvolvimento de soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho, tais como o trabalho em equipa, a boa gestão do tempo e a adaptação a situações novas, entre outras”.
Após a conclusão do curso poderás desenvolver a tua atividade profissional como: engenheiro de software, analista de segurança informática, gestor de tecnologias da informação, analista de sistemas informáticos, arquiteto de redes informáticas, administrador de sistemas informáticos, administrador de bases de dados e programador web.
Para finalizar, mas não menos importante, “os cursos de engenharia informática gozam neste momento de um nível de empregabilidade muito elevado”. Este é com toda a certeza um bom motivo para escolher um curso de engenharia informática.
Para saberes mais sobre o curso clica aqui.
#2 Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Computadores
A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, participa em diferentes projetos de investigação em colaboração com diferentes instituições, em áreas muito abrangentes “desde a robótica, os sistemas de realidade aumentada, as tecnologias de assistência para as áreas da saúde, nas cidades inteligentes e IoT, na aeronáutica, nas novas formas de produção e distribuição de energia, veículos elétricos”.
Desta forma também tu terás a oportunidade “participar em projetos aliciantes ao longo do curso”, em parceria com empresas, utilizando as tecnologias mais atuais nas diferentes áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
A par do seu projeto de ensino e formação, o curso de LEEC, “promove um conjunto de atividades extracurriculares” que contribuem muito positivamente para a formação científica e cultural dos alunos e a sua aproximação a? realidade empresarial e industrial”.
A procura dos diplomados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é elevada, tendo vindo a crescer nos últimos tempos para as diferentes áreas do mercado de trabalho, desde a automação, energia, sistemas embebidos, eletrónica, a manutenção e produção industrial.
A empregabilidade do curso é muito elevada e muitos dos diplomados encontram oportunidades de emprego nas empresas da região e não só. A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores “é um curso com uma empregabilidade de 100%”.
Para saberes mais sobre o curso clica aqui.
#3 Licenciatura em Engenharia Mecânica
Com a licenciatura em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia de Tomar serás capaz de projetar, melhorar, produzir e manter dispositivos e sistemas mecânicos, componentes, motores e sistemas industriais.
Estes futuros profissionais irão "adquirir conhecimentos e competências que lhes permitirão realizar o seu trabalho em campos de vital importância económica para o país", tais como fabrico industrial e sistemas de produção, transporte, maquinaria, construção de sistemas industriais e sistemas térmicos e mecânicos em edifícios, e a conceção de sistemas de qualidade ambiental, segurança e controlo.
O mercado de trabalho para um Engenheiro Mecânico é extremamente diversificado. As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil construído no curso, orientam-se para o "desempenho de funções ao nível das chefias intermédias e a sua evolução para o desempenho de funções como quadro superior em empresas industriais, de comércio e de prestação de serviços".
O curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica "é uma das licenciaturas mais solicitadas pelo mercado de trabalho". A sua formação alargada "confere-lhe uma grande versatilidade permitindo uma adaptação rápida e fácil a diferentes empregos, sendo O engenheiro mecânico é o mais versátil de todos os engenheiros".
Para saberes mais sobre o curso clica aqui.