A Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) do Politécnico de Tomar apresenta uma formação distinta em Gestão de Empresas. Seja na especialização em Organização e Gestão de Empresas ou em Gestão Financeira, através desta licenciatura podes explorar novos horizontes.
Começando pelo corpo docente, este é um dos fatores que mais contribui para a qualidade da formação em Gestão de Empresas. “O IPT conta com um corpo docente especializado e dedicado o que é essencial para nos formar na área”, destaca o aluno do 1º ano da licenciatura em Gestão de Empresas no Politécnico de Tomar, Rui Rocha.
Da mesma forma, a polivalência de áreas conceptuais torna esta formação ainda mais completa. Para Rui Rocha, “é essencial que um aluno de Gestão de Empresas tenha conhecimentos financeiros e contabilísticos, além de capacidade de comunicação e competências em softwares frequentemente usados em Gestão e Contabilidade”.
Desde as funções administrativas e comerciais até à gestão local, passando pela área dos recursos humanos, estudar Gestão de Empresas no Politécnico de Tomar, nas suas várias vertentes, é uma porta de entrada para o mercado de trabalho.
Espera-se, designadamente, que um diplomado deste curso desempenhe funções administrativas, contabilísticas, financeiras ou comerciais. Além disso, a gestão de pequenas e médias empresas ou a colaboração em organizações governamentais ou sem fins lucrativos são outras vias de afirmação no mundo profissional nesta área.
«É essencial que um aluno de Gestão de Empresas tenha conhecimentos financeiros e contabilísticos, além de capacidade de comunicação e competências em softwares frequentemente usados em Gestão e Contabilidade»
Uma aprendizagem contínua
“Ser estudante universitário é sinónimo de abrir horizontes, conhecendo novas realidades, de explorar a intelectualidade à nossa volta e, principalmente, de crescimento próprio”, sublinha o estudante Rui Rocha.
Em Gestão de Empresas, os alunos podem complementar aquilo que aprendem nas diversas unidades curriculares do programa, com a participação em projetos de incentivo ao empreendedorismo e pensamento crítico, transversais aos vários cursos do Politécnico de Tomar.
Tal acontece, por exemplo, no concurso Poliempreende, mencionado por Rui Rocha como um dos projetos “que ajudam no desenvolvimento de várias áreas importantes para um aluno de Gestão de Empresas”, ressalva o estudante. Foi neste projeto que Rui viveu um dos momentos mais marcantes como estudante universitário, contando que “durante várias semanas eu e a minha equipa trabalhámos dia e noite sobre um projeto e uma apresentação para o concurso”.
Sobre a sua experiência até ao momento, Rui Rocha sublinha a relação constante entre o plano curricular e as necessidades e realidade do mundo atual. “Levamos a capacidade de aprendizagem contínua, que permite que fiquemos atualizados num mundo sempre a mudar”, conclui.
Podes saber mais sobre este curso aqui.