Num total de 540 horas de formação, divididas entre aulas hands-on e projetos práticos, a Pós-Graduação tem as condições necessárias para que possam ser solicitadas equivalências a ECTS, caso o aluno ingresse posteriormente no ensino superior, sendo lecionada por tutores da EDIT. e professores do IPS. O conteúdo programático do curso foi criado por profissionais reconhecidos nas áreas do design, com experiência em projetos nacionais e internacionais, e também por docentes do ensino superior, distinguidos pelo conhecimento e investigação que desenvolvem nas diferentes áreas.

As aulas irão decorrer maioritariamente nas instalações da EDIT., sendo a componente tecnológica do desenvolvimento de projetos realizada nos laboratórios do IPS, nomeadamente da Escola Superior de Tecnologia, estando equipados com tecnologia de ponta em diversas áreas como robótica, inteligência artificial, aeronáutica, entre outros. 

O principal objetivo da Pós-Graduação é a compreensão do processo criativo e de inovação, estreitamente ligado à metodologia de Design Thinking, bem como a aplicação desta metodologia no sentido de contribuir para a inovação tecnológica, tanto de produtos como de serviços. Deste modo, no fim da formação, os alunos terão o conhecimento necessário para implementar um processo de inovação tecnológica, com recurso ao Design Thinking. A Pós-Graduação é, por isso, direcionada a profissionais que procuram estar atualizados face à evolução da indústria digital e tecnológica, com formação e/ou experiência profissional nas áreas do Design, Comunicação, Marketing ou Gestão. Devem, igualmente, ter motivação para aprender novas técnicas de desenvolvimento de projetos, fazendo uso de metodologias e ferramentas criativas e, assim, concretizar processos de inovação.