A Nanny Portugal Agency, em parceria com o Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão, a Cidade das Profissões e a Câmara de Cascais, está a promover um curso de formação a decorrer até 10 de janeiro. A Nanny Portugal School em conjunto com o IEFP de Alcoitão criou em exclusivo um curso de Formação de Nanny – Cuidadora de Crianças, possibilitando pela primeira vez o recrutamento de nannies sem formação académica na área de educação. Este curso, idealizado e concebido de forma tailor made, traduz-se numa ferramenta indispensável para todas as amantes de crianças inscritas no centro de emprego.

“Cada vez mais sentimos que é indispensável investir em recursos que incentivem a formação nesta área. Frequentemente deparamo-nos com pessoas que poderiam ser ótimas nannies, mas que não têm qualificações para o desempenho da função ou possibilidades económicas para frequentar o curso na Nanny Portugal School, a primeira escola profissional portuguesa dedicada a este setor, que inaugurámos no início de 2019. A crescente procura dos nossos serviços impõe-nos uma enorme necessidade de profissionais, o que nos motiva a formar candidatas que possam ser integradas de imediato no mercado de trabalho. E, se neste processo pudermos ajudar pessoas em situação de desemprego, a nossa missão está cumprida”, afirma Filipa Almeida, criadora da Nanny Portugal Agency e Nanny Portugal School.

Repleta de conhecimentos teóricos e práticos, esta formação é indicada para quem nunca teve experiência na área, abrangendo diversas temáticas, como primeiros-socorros pediátricos, desenvolvimento da criança, segurança e bem-estar, desenvolvimento e saúde mental infantil, expressão plástica e musical e até competências de língua inglesa. Os restantes requisitos assentam sobretudo em soft skills, pelo que é fulcral ser uma pessoa organizada, com capacidade de multitasking e facilidade de adaptação a várias culturas e famílias, mas também ser carinhosa, paciente e atenciosa, visto a proximidade com os bebés e crianças ser inerente a esta profissão.

Apesar da comemoração dos dez anos da agência e do seu ritmo de crescimento de negócio ser exponencial, o conceito é ainda inovador no contexto português e, como tal, esta é uma opção profissional pouco explorada no mercado nacional. Na Nanny Portugal Agency não trabalham baby-sitters, nem tão pouco as convencionais e rígidas amas: são as nannies, técnicas altamente qualificadas e especializadas em desenvolvimento infantil que são responsáveis por acompanhar e cuidar dos bebés e crianças.

Contando já com mais de 80 colaboradoras em cerca de 20 países, a lista de aspetos a preencher para poder integrar este grupo restrito de cuidadoras de luxo é bastante vasta. Contudo, são também muitas as mais-valias que esta profissão oferece: quando trabalham com famílias de alto poder económico – de que são exemplo celebridades, jogadores de futebol e até mesmo xeiques árabes – as nannies têm a oportunidade de viver experiências únicas e impactantes, como viajar para ilhas paradisíacas, hospedarem-se nos melhores hotéis e resorts internacionais, deslocarem-se de iate, motorista privado ou mesmo jato, e até viver em cidades como Dubai, Sydney, Los Angeles, Paris e Cannes. Adicionalmente, o serviço prestado é adaptado de acordo com o intuito e as especificidades de cada família, pelo que o desempenho da função poderá ser enquanto nanny interna, externa ou exclusivamente direcionada para momentos específicos, como férias, noites ou pós-parto.