Tendo por base o “interesse crescente pelos domínios do turismo cultural e do património a nível nacional e internacional”, podemos encontrar no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) uma oferta formativa diversificada na área do Turismo e Gestão do Património Cultural. Exemplo disso são o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão de Turismo e a licenciatura em Turismo e Gestão de Património Cultural.
“Tem sido uma experiência muito enriquecedora”, partilha o aluno do CTeSP em Gestão de Turismo, João Gonçalves. “Para além dos conhecimentos teóricos, tenho tido uma oportunidade de desenvolver competências práticas que fazem toda a diferença, desde saber comunicar com diferentes públicos, a organizar projetos e trabalhar em equipa”, explica.
«Toda a aprendizagem interliga-se, contribuindo para a versatilidade e diferenciação de excelência deste curso»
Diogo Santos, estudante
“Sinto que estou a crescer não só como estudante, mas também como futuro profissional”, acrescenta o estudante de 20 anos.
Para o aluno da Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural, Diogo Santos, esta tem sido uma experiência que “genuinamente superou todas as expectativas”. Destaca ainda a “ampla oferta formativa” e o corpo docente que “capacita e encoraja” os estudantes no desenvolvimento de “competências de gestão, comunicação, análise crítica e criatividade”.
Ilustrativo da “interdisciplinaridade” que é “característica da área do Turismo”, a oferta formativa da Licenciatura explora conhecimentos em áreas como “a Gestão, Economia, Literatura, Multimédia, Arqueologia, Conservação e Restauro”.
“Toda a aprendizagem interliga-se, contribuindo para a versatilidade e diferenciação de excelência deste curso”, remata Diogo.
“A Licenciatura em Turismo e Gestão do Património teve um papel decisivo no meu percurso profissional”
Licenciada em Turismo e Gestão do Património Cultural pelo Politécnico de Tomar, a alumni, Rita Tomás, afirma que esta Licenciatura teve um papel decisivo no seu percurso profissional. “A formação deu-me uma base consistente tanto na área do turismo como na valorização do património cultural”, conta.
Rita Tomás, alumni da Licenciatura em Turismo e Gestão do Património.
O curso também permitiu que fizesse um estágio curricular, o qual se tornou uma oportunidade de emprego e se tornou no local onde desempenha as suas funções. Uma experiência que Rita Tomás descreve como “essencial” para aplicar os “conhecimentos adquiridos” e “consolidar” a sua escolha profissional na área da hotelaria.
Um curso que dá aos estudantes uma “experiência única”
“A licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural, apresenta um cunho diferenciador, na medida em que, alia o turismo e a gestão do património cultural”, começa por dizer a Diretora do Curso, Eunice Lopes. Ao proporcionar aos estudantes uma “formação qualificada nos domínios do turismo e do património cultural”, esta é uma Licenciatura que oferece aos alunos a oportunidade ímpar de “viajar, conhecer e criar projetos turísticos ancorados nas potencialidades territoriais que Portugal tem para oferecer”, afirma.
“Os estudantes são conduzidos a integrarem um caminho e uma experiência única de ensino e desenvolvimento de reais competências profissionais”, declara Eunice Lopes.
Sabe mais sobre a Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural aqui.