Será com 15 vagas que, no próximo ano letivo, arrancará a primeira edição do programa de doutoramento desenvolvido em associação entre a Universidade do Minho e o Politécnico de Leiria. Com uma duração de seis semestres, este ciclo de estudos centra-se no “Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes” e foi aprovado com a acreditação máxima atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), revela hoje o Politécnico de Leiria, em comunicado.

A acreditação da A3ES é válida por um período máximo de seis anos, sendo que o ciclo de estudos será ministrado no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Estão também envolvidos dois centros de investigação: o IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho e o CDRsp - Centro para Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria. O programa doutoral contou ainda com o apoio de 13 empresas e oito instituições não empresariais.

Este é o primeiro doutoramento em associação que envolve um Politécnico e uma Universidade em Portugal. “Um marco histórico”, destaca o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, que vê neste momento o “devido reconhecimento da capacidade científica do Politécnico de Leiria, da ESTG e do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto”. “Esta parceria com a Universidade do Minho reforça a colaboração histórica entre as nossas instituições, nomeadamente na investigação e inovação que temos feito em conjunto em muitos projetos com empresas, principalmente no setor dos moldes e dos polímeros”.

 

CDRSP Politécnico de Leiria 800

Programa de doutoramenteo envolve o CDRsp - Centro para Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria


Também o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, destaca o trabalho conjunto realizado, desde 1997, entre as duas instituições de ensino superior. “A criação conjunta do programa de doutoramento permitirá multiplicar as atividades conjuntas e obter resultados científico-tecnológicos”, acrescenta o reitor, que considera que este ciclo de estudos “contribuirá seguramente para a valorização das empresas e das regiões abrangidas por estas duas instituições de ensino superior, e terá também um efeito multiplicador ao nível nacional e internacional”.

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos titulares do grau de Mestre em Engenharia ou equivalente legal, os licenciados em engenharia em áreas afins detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, e quem apresente um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste doutoramento.