Pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados é a designação do mais recente curso de formação avançada da ESECS. Iniciada no dia 5 de março, com uma apresentação online, a formação vem "colmatar as lacunas existentes na oferta formativa nesta área", explica o Politécnico de Leiria, em comunicado.
No final desta pós-graduação, os diplomados estarão habilitados a desempenhar as funções de treinadores desportivos em modalidades adaptadas, individuais e coletivas, e de técnicos de exercício físico adaptado, no contexto do fitness e no contexto de instituições de acolhimento de pessoas com deficiência.
"Havia uma real necessidade de uma formação especializada e uma oferta formativa que pudesse habilitar os profissionais da área a trabalhar num contexto que é muito específico e muito diferenciador, mas ao mesmo tempo muito importante", explica o coordenador da pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados, Raul Antunes, antes de acrescentar: "Quisemos fazê-lo juntando o conhecimento científico e a experiência profissional neste contexto".
Para o docente, esta nova formação não é um "elemento isolado", uma vez que surge no seguimento de uma estratégia adoptada pela escola, tendo em vista a promoção do desporto adaptado, "não só através de eventos de cariz técnico e científico, mas procurando a aposta em projetos junto da comunidade, como a mostra do desporto adaptado".
Para o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, esta nova pós-graduação assume um "valor simbólico acrescido". "Acreditamos no valor do conhecimento e o quanto a academia pode ajudar a desconstruir uma certa ideia sobre o desporto para pessoas com deficiência", explicou.
Para saber mais sobre esta formação, clica aqui.