Na Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT), no Politécnico de Tomar, podes encontrar a licenciatura em Contabilidade. Através desta formação de três anos, os estudantes adquirem novas competências na área, sendo desafiados com situações reais e de simulação empresarial.
“O curso é bastante prático e conseguimos aplicar exemplos reais aos casos práticos, de forma geral”, começa por destacar o estudante do 2º ano da licenciatura em Contabilidade, no Politécnico de Tomar, Diogo Ribeiro. Para este aluno, “é essencial que um estudante de contabilidade tenha gosto pela área”, revela.
É a partir desta formação que são desenvolvidas competências específicas para o exercício de uma carreira profissional, nomeadamente ao nível da contabilidade e do relato financeiro.
Sobre as principais ferramentas que leva desta instituição de ensino superior e, particularmente, deste curso superior, Diogo ressalva estar mais “perfeccionista e curioso pela área financeira”.
«O curso é bastante prático e conseguimos aplicar exemplos reais aos casos práticos, de forma geral»
Empregabilidade e Espírito Académico
“Para mim, ser estudante do Politécnico de Tomar é sinónimo de oportunidades”, sublinha Diogo Ribeiro, que menciona a existência de “bons profissionais” no curso de Contabilidade, além da estreita relação com a empregabilidade.
Os diplomados deste curso ficam imediatamente habilitados a iniciar a profissão de auditor e a candidatar-se à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Espera-se, designadamente, que estes futuros contabilistas contribuam para o reconhecimento desta profissão, sendo capazes de demonstrar conhecimentos e técnicas que integram a formação dos contabilistas no mundo atual.
Entre as várias vias de afirmação profissional deste curso, está igualmente o exercício de funções no quadro do funcionamento dos diversos órgãos de auditoria pública, como o caso do Tribunal de Contas e das Inspeções-Gerais dos diferentes Ministérios, além de outros organismos públicos com funções semelhantes.
«Para mim, ser estudante do Politécnico de Tomar é sinónimo de oportunidades»
Ainda assim, a par de todos os fatores que caracterizam esta formação no Politécnico de Tomar, Diogo Ribeiro não esquece o espírito académico. “O que fica em relação à minha experiência no IPT são todos aqueles que conheci ao longo do meu percurso académico, especialmente os alunos mais velhos, que foram acolhedores”, conclui o estudante.
Podes saber mais sobre este curso aqui.