Adequadamente, foi a partir de uma paixão que se fundou o projeto “Amor à Camisola”, conta David Coelho.
“Sou um apaixonado pelo desporto em geral”, explica o estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Depois do desafio lançado pelo amigo Miguel Sousa – fazer um podcast sobre desporto – o estudante de 22 anos não teve dúvidas em aceitar: “Pensei que seria uma oportunidade de partilhar perspetivas e opiniões ligadas ao desporto, mas também de dar voz a intervenientes de vários setores e modalidades” 

O ecletismo é, de resto, um dos princípios fundadores deste podcast semanal. Ao longo dos episódios já publicados, é possível, através da presença de um entrevistado ou entrevistada por episódio, viajar pelos mundos do futsal, basquetebol e futebol de feminino ou de formação, por exemplo. “Queremos mostrar que não existe apenas futebol no nosso país”, conta David, uma opinião reforçada por Miguel Sousa, estudante do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG): “O futebol é a modalidade mais popular, mas a nossa é ideia mudar um pouco esse paradigma”.                         

 

                                                       

Nesse sentido, para os estudantes, um dos objetivos do podcast “Amor à Camisola” é complementar a informação sobre desporto que é passada nos média de massas. Algo que concretizam também ao focarem, por exemplo, “o trabalho que tem sido feito pelas mulheres no desporto”, acrescenta David, mostrando que estas “ocupam e merecem um lugar de destaque”

Um formato em crescimento

Para os criadores do “Amor à Camisola”, a popularidade do formato podcast em Portugal tem aumentado ao longo dos últimos anos, nomeadamente pela sua compatibilidade com a realização de outras tarefas ou deslocações em transportes públicos, por exemplo. “Tem existido uma aceitação crescente”, explicam, referindo um aumento de hits ou reproduções em números absolutos. 

 


“Queremos mostrar que não existe apenas futebol no nosso país. E não me refiro apenas às estrelas de outras modalidades – há também jovens e estudantes com muito talento que merecem reconhecimento”
David Coelho, criador do podcast "Amor à Camisola"


 

 

Os e as estudantes são um público de especial interesse, acrescentam. “Há uma grande afinidade com o público estudantil”, destaca David Coelho, antes de explicar que as estatísticas mostram que a maioria dos ouvintes se fixa na faixa etária entre os 15 e os 20 anos.

E é também a esse público que o “Amor à Camisola” pretende chegar, conclui o estudante: “Queremos mostrar que não existe apenas futebol no nosso país. E não me refiro apenas às estrelas de outras modalidades – há também jovens e estudantes com muito talento que merecem reconhecimento”.