Pickleball

 

ben hershey J0OKd9h aLQ unsplash

 

Este é um desporto que junta badminton, pingue-pongue e ténis. Foi criado por um grupo de pais, que procuravam entreter os filhos aborrecidos durante as férias na ilha de Bainbridge, em Seattle, nos Estados Unidos da América (EUA). Com acesso a um campo de badminton nas traseiras da sua casa de férias, umas raquetes de pingue-pongue e umas bolas de plástico, estavam criadas as condições para o surgimento do pickleball. A origem do nome já é mais difícil de explicar, mas a versão preferida é que foi o cão de uma das famílias, que se chamava Pickles, a dar o nome à modalidade. Isto porque, enquanto se jogava, Pickles estava sempre a correr atrás da bola.

A missão destes pais foi cumprida com sucesso. Os filhos adoraram o jogo e a popularidade do desporto foi passando de boca em boca no destino de férias, com o desporto a crescer internamente e a ser, atualmente, reconhecido nos 50 estados norte-americanos. Uma partida de pickleball é disputada num campo retangular, mas com um terço do tamanho do campo de ténis – 6,10 metros de largura e 13,41 de comprimento – e pode ser jogado numa partida individual (1x1) ou em duplas (2x2). É um desporto cujas regras se aprendem facilmente, pois são semelhantes às do ténis e do padel.

Em Portugal e na União Europeia o desporto ainda se encontra em crescimento, mas no site da Associação Portuguesa de Pickleball, podes aprender mais sobre a história do desporto e os locais onde o podes praticar. Sabe mais sobre o pickleball clicando aqui.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.