O Instituto Politécnico de Santarém, através da Escola Superior de Desporto e da Escola Superior de Saúde, em parceria com o Município de Rio Maior, o Centro de Saúde de Rio Maior e o ACES Lezíria da ARSLVT, implemeta o programa Diabetes em Movimento® na cidade de Rio Maior, numa iniciativa que visa promover o exercício físico para as pessoas com diabetes tipo 2. 

Com a diabetes a ser, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública no nosso País, onde existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica, a atividade física surge como um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. Neste sentido, este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multi-componente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população. 

As sessões de exercício inseridas neste programa têm uma participação gratuita e decorrem três vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira) com duração de 75 minutos, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, sendo monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. Os participantes foram referenciados pelos médicos de família das unidades de saúde aderentes.