Esta é uma iniciativa que tem como finalidade reconhecer publicamente o empenho dos seus estudantes-atletas, que no ano letivo 2015/2016 foram cerca de 400, distribuídos por 30 modalidades (individuais e coletivas), informa a instituição de ensino superior.

Marcaram presença, na Gala do Desporto, além de treinadores, presidentes das associações de estudantes e diretores das diversas escolas do IPLeiria, cerca de 200 estudantes. Também presentes estiveram o presidente do IPLeiria, Nuno Mangas, o administrador dos SAS do IPLeiria, Miguel Jerónimo, a vereadora da educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça e o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro.

Foram homenageados 15 campeões nacionais universitários e sete vice-campeões, bem como atribuídas 15 medalhas de bronze e distinguidos dois recordes nacionais universitários. O prémio "Atleta do Ano" distinguiu em andebol, Cristina Faria e Paulo Jesus; em atletismo Beatriz Dinis e Wilson Conniott; em karting Rui Teixeira; em futebol João Capão; em futsal Ângela Bernardino e Tiago Costa; em rugby Rui Bernardo; e em natação João Tarquínio.

O galardão "Atleta Revelação" homenageou: Beatriz Magro e João Eduardo Marques (andebol), Cátia Ferreira e João Pinto (atletismo), Tiago Mendes (futebol), Sofia Ramos e Gonçalo Cardoso (futsal) e, ainda, Telmo Alves (rugby), revela o IPLeiria.

Outra das vencedoras foi a equipa de andebol masculino, que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título de vice-campeões universitários. A categoria "Modalidade do ano" premiou o atletismo, enquanto o galardão "Treinador do Ano" foi entregue a Kitó Ferreira.

Foram ainda atribuídos prémios de "Mérito Desportivo" a atletas do Politécnico de Leiria que conquistaram diversos títulos, quer a nível individual ou coletivo. Este foi o caso de André Crispim, representante de Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, de Adriana Bastos (andebol) e Hugo Morais (rugby, canoagem e triatlo) – os "Atletas do Ano" do IPLeiria.

Houve ainda espaço, no final da cerimónia, para a atribuição de um troféu de homenagem a Nuno Mangas, entregue pelos estudantes-atletas do Instituto Politécnico de Leiria.

{module 105}

{module 181}