A FORUM selecionou os 10 melhores desportos para praticares no verão. Reúne vários amigos e aproveita para te divertires enquanto exercitas o corpo e a mente!

#1 Mergulho

Além dos benefícios para a saúde, o mergulho permite ter as melhores vistas sobre as maravilhas que o fundo do mar esconde. Numa hora de mergulho, podes queimar até 400 calorias e trabalhar o sistema respiratório e cardiovascular, melhorar a tua força e flexibilidade e estimular intensivamente os músculos e a circulação sanguínea.

#2 Natação

A natação é um desporto simples que qualquer pessoa pode praticar e que proporciona muitos benefícios para o nosso corpo: mais flexibilidade, resistência e força dos músculos. Por envolver o contacto com o cloro ou o sal, é importante que apliques creme hidratante, tanto no rosto como no corpo, depois de cada sessão, para manteres a pele bem hidratada. 

natacaocompressed

#3 Surf

O surf é um clássico de verão. É uma atividade ótima, pois trabalha os principais grupos musculares, bem como a parte cardiovascular. É divertido e ajuda a queimar gorduras, a tonificar os músculos e a melhorar a postura, o equilíbrio e a agilidade. Numa hora de prática de surf, eliminarás cerca de 300 calorias.

#4 Stand Up Paddle

Também conhecido como SUP (Stand-up Paddle), este desporto aquático é ideal para aqueles que acham o surf demasiado radical, mas que, mesmo assim, querem experimentar as emoções de subir para uma prancha. Praticado com a ajuda de uma pagaia, no mar ou em águas calmas, o SUP traz muitas possibilidades, como remar longas distâncias, fazer um simples passeio ou até mesmo praticar yoga.

#5 Yoga

É uma prática com milénios que se tem vindo a tornar cada vez mais popular no mundo ocidental. No chão da sala, na varanda, na areia da praia ou no meio do campo, todos os sítios podem servir de cenário para uma sessão. Uma roupa confortável, que permita a liberdade de movimentos, e um tapete: eis o que precisas para te aventurares no yoga.

yogacompressed

#6 Escalada

Uma opção para os mais atrevidos: a escalada. Um desporto de aventura que fortalece a musculatura, ajuda a melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, mas sobretudo a superar o medo! Mas não te esqueças de te protegeres bem do sol e do vento, se queres continuar a manter uma pele saudável.

#7 Ciclismo

Se não és fã de desportos aquáticos, opta pela prática de ciclismo. Este desporto é ótimo em qualquer altura do ano. Andar de bicicleta vai te permitir relaxar e passear, seja sozinho ou com companhia e, numa hora, terás gasto cerca de 800 calorias.

#8 Ténis/Badminton/Paddle

Reúne alguns amigos, escolhe um campo adequado e diverte-te à grande com estes jogos estimulantes e que ajudam a tonificar os músculos e a queimar gorduras. Escolhe as horas de sol menos intenso para praticar estes desportos de forma segura. E, claro, não te esqueças do boné ou do chapéu. 

voleicompressed

#9 Vólei de praia

Sem sair do areal da praia, podes praticar vólei em conjunto com os teus amigos, ou até conhecer mais apaixonados pelo desporto. Só vais precisar de uma bola e de uma rede. Enquanto estás distraído a divertir-te, vai perder calorias, enquanto trabalhas pernas, braços, glúteos e abdómen.

#10 Caminhadas

Sozinho ou em boa companhia, na cidade, no campo ou na praia. Só tens de calçar os ténis, escolher uma roupa confortável e meter pés ao caminho. Que vantagens traz? Inúmeras, tanto para o corpo como para a mente. Caminhar é um ótimo remédio para o stress, estimula a atividade cardiovascular, coloca os músculos em ação e é ainda uma excelente forma de desfrutares da natureza.

Estas são apenas algumas das modalidades que te sugerimos para o verão. São excelentes para praticar nas férias, aliando o exercício físico, aos amigos e bons momentos. Agora só tens de escolher, experimentar e divertires-te da melhor maneira nesta maravilhosa época sazonal.