O pontapé de saída desta jornada deu-se na noite de sexta-feira (6/12), no Estádio da Luz, num encontro entre o Sport Lisboa e Benfica e o Arouca.

A equipa comanda por Pedro Emanuel conseguiu colocar-se em vantagem no marcador, logo aos 18 minutos, com um golo de David Simão, porém a resposta do Benfica surgia pouco antes do intervalo, com um golo de Rodrigo.

Já na segunda parte, o Arouca procurava a vantagem, acabando mesmo por marcar aos 74 minutos. Mas mais uma vez, a equipa comandada por Jorge Jesus voltou a responder, desta vez com uma grande penalidade convertida por Lima, aos 83 minutos e, estava feito o resultado (2-2).

Na tarde de sábado, o Estoril foi até à capital do móvel, onde perdeu por três bolas a zero frente ao Paços de Ferreira. Logo depois era a vez do Vitória de Guimarães disputar três pontos com o Belenenses. Contudo, a exibição de ambas as equipas foi fraca, o que originou um resultado nulo (0-0).

Para terminar a noite de sábado, os holofotes estavam direcionados para o derby do norte, entre Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga.

A equipa comandada pelo técnico Jesualdo Ferreira impôs-se no Estádio do Dragão com uma estratégia agradável, já a equipa da casa registou alguns passes errados durante a primeira parte.

Até aos 90 minutos, era espectável que o FC Porto somasse mais um empate, contudo, foi no tempo complementar que surgiram os dois únicos golos do encontro, marcados pela formação azul e branca.

No domingo a jornada retomava com um clássico madeirense. Marítimo e Nacional da Madeira encontravam-se no Estádio dos Barreiros, com um só objetivo, conquistar três pontos. Apesar da ambição das duas equipas, o encontro resultou num empate a duas bolas.

Ao mesmo tempo, mas por terras algarvias, o Olhanense recebia a formação vilacondense (Rio Ave). O Rio Ave venceu pela magra vantagem de uma bola a zero, agudizando a “azia” dos algarvios que não vencem há mais de um mês.

Pouco antes de cair a noite, as atenções estavam concentradas em Barcelos, pois o Sporting Clube de Portugal visitava o Gil Vicente e, em caso de vitória isolar-se-ia no primeiro lugar da tabela classificativa. E assim foi, os leões de Leonardo Jardim colocaram toda a sua garra em campo, acabando por vencer por duas bolas a zero, com golos de Fredy Montero.

Para finalizar a jornada, o Vitória de Setúbal recebeu a Académica, na passada segunda-feira (9/11) e acabou por vencer (1-0).

Tabela Classificativa:

tabela  12ª jornada

{module Pub}