O duelo inaugural desta jornada ocorreu no passado sábado (15 de fevereiro), no Restelo, entre Belenenses e Académica.

Ambas as equipas estiveram perto do golo, contudo não se viu um espetáculo futebolístico brilhante, chegando ao apito final com o marcador a zeros.

Ao cair da noite de sábado, em Alvalade, os leões preparavam-se para recuperar pontos frente ao Olhanense. Na primeira parte, o Sporting dominava a formação algarvia. Aos 14 minutos de jogo, Carlos Mané marcava o golo para os leões, numa jogada fabulosa iniciada por Montero.

Os pupilos de Leonardo Jardim tentaram aumentar a vantagem, porém o árbitro da partida, Hugo Miguel, invalida o golo de Montero por entender que o camisola 17 dos leões se encontra em posição irregular.

Já na segunda parte, apesar de alguns erros defensivos e de algumas falhas na concretização leonina, o 1-0 manteve-se até ao final do encontro.

A tarde de domingo (16 de fevereiro) começava com a deslocação do Vitória de Setúbal ao Estádio dos Barreiros, na Madeira, para enfrentar o Marítimo.

Apesar de entrarem no jogo com uma postura atacante, os sadinos acabaram por ser dominados pela equipa da casa, que os derrotou por uma bola a zero.

Pela mesma hora, outra equipa do arquipélago da Madeira, o Nacional, disputava três pontos, mas na casa do Arouca. Os madeirenses, que têm sido felizes nos jogos fora, foram surpreendidos por um Arouca determinado.

A formação comandada pelo técnico Pedro Emanuel subiu bem no terreno e apontou o primeiro golo da partida, aos 12 minutos de jogo. Mas a resposta do Nacional não demorou a surgir, sendo que aos 31 minutos, Marçal coloca a bola nas redes da baliza defendida por Cássio.

Durante a segunda parte, ambas as equipas tiveram oportunidade para desempatar o duelo mas os pontos acabaram mesmo divididos entre as duas equipas.

E porque não há duas sem três, também no mesmo período horário, se disputavam outros três pontos, mas desta vez os protagonistas eram Vitória de Guimarães e Rio Ave. Depois de duas derrotas consecutivas, os vimaranenses puseram o pé no acelerador e derrotaram a formação vilacondense por uma bola a zero.

Depois do pôr-do-sol de domingo, o Sport Lisboa e Benfica deslocava-se à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira. Até chegar ao intervalo, as águias de Jorge Jesus somavam alguns erros táticos e três cartões amarelos.

Já na segunda parte, o primeiro golo do jogo surgiu aos 54 minutos, pela cabeça de Garay. Mesmo a perder, os castores tentavam dar a volta ao resultado mas as águias aproveitaram uma perda de bola do adversário no meio campo e subiram em direção à baliza defendida por Drega, conseguindo aumentar a vantagem no marcador (0-2). Estava feito o resultado.

E para encerrar os jogos de domingo, ao cair da noite, o Futebol Clube do Porto rumou até Barcelos com o intuito de conquistar três pontos ao Gil Vicente.

Os dragões de Paulo Fonseca conseguiram uma vitória segura por duas bolas a uma. Apesar do domínio azul e branco não ter sido constante durante 90 minutos, a sua tática e atitude fizeram a diferença, visível no marcador.

Na segunda-feira (17 de fevereiro), Estoril e Sp. Braga encerravam a 19ª jornada. Neste duelo, a defesa bracarense esteve aquém das espectativas e permitiu que a formação comandada pelo técnico Marco Silva conquistasse a vitória (2-1).

Tabela Classificativa:

tabela  19ª jornada

{module Always On}

{module Pub}