Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover o desporto e atividade física em toda a Europa (independentemente da idade, contexto social ou do nível de aptidão física). A nível nacional, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é a entidade responsável pela organização do evento e suas atividades. O objetivo é abranger o máximo de pessoas possível, incentivando-as a participar nas atividades da ‘Semana’ e criando hábitos de exercício físico, para que a população se mantenha ativa durante todo o ano.

Para ajudar a atingir essa meta, o evento conta com 14 ‘Embaixadores #BeActive’: Fátima Lopes, Pedro Fernandes, Rosa Mota, Carlos Lopes, Patrícia Matos, Nuno Delgado, Fernando Pimenta, Jorge Pina, João Vaz, Pedro Lima, Elisabete Jacinto, Marta Paço, Ticha Penicheiro e a Equipa de Rugby Feminino da Associação Lifeshaker Almada – Foxy Ladies.

Em 2019 celebra-se a 5.ª Edição da iniciativa, com o ‘Pontapé de Saída’ a ser dado no dia 17 de setembro. A “Apresentação da Semana Europeia do Desporto 2019” decorre entre as 10h30 e as 13h00, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor.