A FCT NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa abriu as inscrições para o FCT NOVA Challenge, o concurso que desafia os estudantes portugueses a solucionar problemas científicos, com apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos da América. O grande prémio é uma viagem ao Centro da NASA em Washington.

A quinta edição do FCT NOVA Challenge continua a missão de promover o conhecimento científico entre os jovens portugueses e a consequente criação de novos talentos na Ciência, Tecnologia e Engenharia, áreas de investigação e ensino da FCT NOVA. Além dos estudantes do 12º ano, dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, pela primeira vez, a FCT NOVA abriu o concurso às Escolas Profissionais.

O FCT NOVA Challenge consiste numa competição entre equipas de três a cinco estudantes, orientados por até dois professores, que devem conceber, ou até construir, um projeto que seja uma resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia, que pode passar por uma metodologia inovadora. Idealmente, as experiências empregues pelos alunos no FCT NOVA Challenge devem contribuir para o avanço da ciência, representando um dos principais objetivos da faculdade sediada na Caparica. A FCT NOVA é reconhecida pela produção científica, sendo a faculdade portuguesa com a maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas EuropeanResearch Council (ERC).

A mostra pública dos trabalhos selecionados é dia 5 de junho, com a premiação do vencedor com uma viagem ao Centro da NASA em Washington DC, EUA, despesas de deslocação e alojamento incluídas. Os vencedores do ano passado foram alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira. Consulta AQUI mais informação sobre o Challenge 2020.FCT NOVA Challenge procura os próximos cientistas portugueses