O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta a premiar os alunos do ensino secundário e profissional que demonstrem talento enquanto gestores à frente de uma empresa do setor hoteleiro. Com inscrições abertas até 6 de dezembro, a 5ª edição do Jogo de Gestão Interescolas é uma competição promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) que pretende sensibilizar os mais jovens (alunos do 10º ao 12º ano) para as práticas de gestão e para o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais.

O jogo, que arranca oficialmente em 17 de janeiro depois de uma jogada de treino marcada para 13 de dezembro, consiste num simulador de gestão que vai pôr à prova a capacidade de tomar decisões em equipa e de lidar com os imprevistos, tendo em vista um negócio bem-sucedido, numa reprodução fiel da realidade diária dos gestores hoteleiros. A experiência terá a duração de cerca de três meses (oito jogadas oficiais), culminando com a Jogada Finalíssima, a disputar no dia 15 maio.

Recorde-se que a equipa Os Estagiários, da Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo, foi a grande vencedora da edição de 2018/2019, seguida das equipas Donos Disto Tudo, do Agrupamento de Escolas João de Barros, Seixal, que arrecadou o 2.º lugar, e Tuga Team, que alcançou o 3.º posto do pódio em representação da Escola Secundária de Alcochete. No total, a 4ª edição envolveu 200 estudantes, 40 equipas, 20 escolas e 15 professores.

O Jogo de Gestão Interescolas insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e decorre de um dos desafios que se colocam às instituições de ensino superior, que é conseguir chegar aos estudantes dos ensinos secundário e profissional, abrindo-lhes horizontes para escolhas futuras mais informadas e esclarecidas.