Durante três dias, ao longo de várias sessões, a conversa irá centrar-se nas temáticas debatidas pelos gabinetes de carreira e de empregabilidade de múltiplas instituições de ensino superior, espalhadas um pouco por todo o mundo. Desde a relação entre a academia e o mercado de trabalho até à importância crescente da formação em competências pessoais (as famosas soft skills), a discussão passou neste primeiro dia de sessões abertas também pelas mudanças operadas pela pandemia global da Covid-19 no mundo laboral. Estiveram presentes mais de 150 participantes, de 40 nacionalidades diferentes.

Na sessão de abertura, tanto o Dr. João Correia da Silva (Pró-Reitor da Universidade do Porto) como o Dr. Rui Marques (CEO da Forum Estudante) puderam salientar a importância de reforçar os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior, sublinhando a centralidade do trabalho colaborativo nessa construção.

Num primeiro painel, intitulado Companies & Alumni perspectives:  uncertainty or opportunities through & beyond 2020/2021, contou-se com a moderação de Patrícia Antunes (GRACE/ACCENTURE) e com a presença de Bárbara Parente (TRASYS), João Estanqueiro (EDP) e Sofia Passos (SONAE). A experiência dos três oradores enquanto profissionais de recursos humanos em diferentes empresas e em diversificadas áreas permitiu um diálogo fecundo sobre os desafios no mercado de trabalho causados pela situação pandémica que atravessamos, nomeadamente no impacto que o teletrabalho e outras tendências de trabalho remoto terão nas profissões do futuro. Assim, procurou debater-se que respostas podem das as instituições de ensino superior e os seus gabinetes de empregabilidade às necessidades formativas que surgirão.

Começou hoje a International Meeting Conference Career and Employability Offices 02
Houve também a oportunidade de fazer algum networking, num “Virtual Lunch” em que todos os participantes foram convidados a inserir como fundo de ecrã uma fotografia da sua cidade ou do seu país, podendo partilhar ou comentar um pouco. Foi também a ocasião de o guia turístico José Pedro Faustino poder proporcionar aos participantes internacionais uma tour virtual pela cidade do Porto, passando pelos seus monumentos mais icónicos.

Da parte da tarde, a sessão tinha por tema Challenge, reskilling and upskilling in labour market caused by the pandemic, e, com a moderação de Marta Santos (UPorto), marcaram presença Joana Fernandes (MERCER), Mariana Canto e Castro (RANDSTAD) e Vânia Borges (ADECCO), Este painel permitiu uma conversa produtiva sobre as competências que terão de ser trabalhadas e melhoradas, para permitir uma melhor resposta dos jovens diplomados às necessidades do universo laboral. Sublinhou-se igualmente a importância de uma ligação cada vez mais estreita entre universidades e empresas, no sentido de encontrarem, de forma colaborativa, soluções comuns.

Esta conferência continuará a decorrer, em formato totalmente virtual, nos próximos dois dias, incluindo uma Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade e diversos painéis paralelos de discussão.

 

Poderá encontrar mais informações no seguinte evento de LinkedIn.