Começou em fevereiro a primeira edição do Recodme, o programa de requalificação para os setores da inovação e tecnologia em que participam 20 jovens.

O programa é desenhado para jovens desempregados com vontade de trabalhar em IT, com idade até 29 anos, que detenham o 12º ano completo e que estejam inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O grupo de participantes foi selecionado através de perfis identificado pelo IEFP e de candidaturas recebidas de forma direta pelas empresas organizadoras.

 

recodme

Cronograma do Recodme (retirado do site do projeto)

 

O programa tem o apoio da Medida Vida Ativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo gratuito para os participantes e atribuindo uma bolsa de formação, subsídios de alimentação e de transporte. No final, assegura a organização, está garantido "emprego aos formandos que tenham aproveitamento" (nas empresas parceiras da iniciativa de requalificação agap2IT, Bee Engineering, KCS iT, Adentis e Decode).

No âmbito do Recodme, os participantes terão uma formação inicial em sala, durante os quatro primeiros meses, sendo seguida de 300 horas em contexto de trabalho numa das cinco entidades parceiras, ao longo dos três meses seguintes.

 

computerscience

 

Para a Program Manager do programa Recodme, Rebecca Santos, esta é uma oportunidade para que "jovens desempregados possam mudar o seu rumo profissional e construir uma carreira no setor da inovação e tecnologia". "Queremos inspirar as pessoas a mostrar o seu potencial, permitindo o acesso a uma formação gratuita de excelência a nível de ambiente, de equipamentos e de conhecimentos formativos", reforça. 

Para saberes mais, podes visitar o site do projeto em www.recodme.pt

Pin It