No dia 12 de fevereiro, o Politécnico de Leiria apresentou, na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, a nova Rede de Universidades Europeias. Esta instituição de ensino superior irá liderar um projeto, segundo avança, em comunicado, dentro do programa ERASMUS+, que contribuirá para estabelecer o consórcio RUN-EU (Regional University Network – European University) constituído pelos membros fundadores de seis países diferentes.

Politécnico de Leiria (Portugal), Politécnico de Cávado e do Ave (Portugal), Limerick Institute of Technology (Irlanda), Athlone Institute of Technology (Irlanda), Széchenyi István University (SZE) (Hungria), Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Holanda), e FH Vorarlberg University of Applied Sciences (Áustria) são as instituições aderentes ao consórcio RUN-EU.

Na cerimónia de lançamento da rede regional de universidades europeias, que contou com a participação de cerca de 70 representantes das oito Instituições de Ensino Superior (IES), foi assinado o acordo de missão que irá reger a criação do consórcio e estabelecer as linhas de ação desta aliança. Os representantes dos estudantes das IES tiveram igualmente um papel preponderante neste evento, apresentando a sua visão para criação da nova universidade europeia.

Politécnico de Leiria