O que é a Literacia Mediática?  
Uma definição simples é dizer que é a capacidade de aceder e avaliar informação. Também de criar conteúdos de forma segura, responsável e com espírito crítico. No fundo, é ter competências adequadas para lidar com o mundo dos media – sejam notícias, conteúdos das redes sociais ou publicidade, videojogos ou novas aplicações da inteligência artificial. 

Qual a importância para os jovens?  
A Literacia Mediática permite-nos estar melhor informados e, com essa informação, tomar melhores decisões no nosso dia a dia. E isso é fundamental para os jovens. É, no fundo, ter essa capacidade de espírito crítico, de questionarmos o que vemos ou ouvimos. A literacia mediática é a base de todas as outras literacias. A forma como interagimos com informação e os critérios que temos para ser consumidores ativos e críticos é fundamental. 

Quais são os principais desafios e ameaças? 
Há um desafio que tem vindo a crescer que está relacionado com a desinformação. Sabemos que a principal fonte para os jovens são as redes sociais. E nesse particular vemos que os algoritmos estão desenhados de uma forma que procura prender a nossa atenção num “scroll infinito”. Por outro lado, um dos desafios fundamentais que se coloca aos jovens é a utilização de ferramentas de inteligência artificial como substituto do seu pensamento crítico. Isto toca no ponto mais sensível da literacia – sermos nós a determinar o que consumimos e produzimos. 

Quais são alguns dos cuidados que os jovens devem ter, nesse sentido? 

O principal ponto de referência é de que devemos questionar. E penso que é da natureza dos próprios jovens questionar. Devemos questionar quem está a publicar aquela informação, questionar o conteúdo. E questionar também o contexto, se a informação tem como objetivo vender alguma coisa, chocar, criar divisão... É um desafio que é constante e a principal contramedida que os jovens podem adotar é o cruzamento de várias fontes. 

Qual o papel que os jovens podem ter? 

Todos podemos ter uma voz e contribuir para a literacia mediática. Convidamos todos a visitar o site do “7 Dias com os Media” e a utilizar as hashtags associadas ao evento para produzirem conteúdos. Cada vez mais, sinto que o futuro da literacia mediática passa por darmos protagonismo aos jovens.