O objetivo para o arranque deste ano letivo para os mais de 400 clubes Ubuntu passa por “trabalhar os vínculos e relações, com foco na partilha e na ética do cuidado". Espalhadas pelo país, as escolas realizam atividades para um “Acolhimento Ubuntu”. A primeira fase da iniciativa, com foco nos educadores, ocorreu entre os dias 4 e 8 de setembro, seguem-se as atividades para os alunos a partir do dia 18.
“É agora o momento de começarmos a construir um novo futuro”. Foi desta forma que a Academia de Líderes Ubuntu deixou o desafio a todas as escolas do país para participar na Iniciativa Acolhimento Ubuntu. O convite, estendido a toda a comunidade escolar, é feito com o intuito que sejam realizadas “atividades que promovam vínculos, cuidem e criem relações, bem como que trabalhem o reconhecimento, a partilha e a ética do cuidado”.
"O acolhimento Ubuntu surge da vontade de levar a filosofia Ubuntu a toda a comunidade escolar. Os números apontam para que mais de 40.000 alunos e educadores sejam envolvidos, através de aproximadamente 2000 atividades inscritas. Os ecos da primeira fase foram bastante positivos, proporcionando um arranque do ano letivo em que todos os professores, assistentes, técnicos,... puderam sentir e experimentar o lema que nos acompanha: "Eu sou porque tu és"", afirma Maria Guerra, gestora de projetos no Instituto Padre António Vieira (IPAV). "Estamos prontos agora para a segunda fase e para dar, juntamente com as escolas, os primeiros passos para um ano mais relacional, onde ninguém é invisível", acrescentou.
As escolas que aderirem à iniciativa poderão seguir as atividades para estudantes, adequadas a cada ciclo de Ensino, sugeridas pela Academia de Líderes Ubuntu, bem como desenvolver e implementar novas propostas. As ações pretendem “criar em todas as escolas do país um espaço de acolhimento, em que todos se tornam visíveis, são ouvidos e sentem que ali pertencem”.
As inscrições para o Acolhimento Ubuntu já estão abertas, e podem ser efetuadas clicando aqui.
A nível nacional a Academia de Líderes Ubuntu está presente em mais de 400 escolas e 15 instituições de ensino superior, já tendo chegado a mais de 25 mil jovens em 190 países e tendo atualmente delegações em 20 países.
Sabe mais sobre a Academia de Líderes Ubuntu aqui.