Encontro Nacional de Escolas Ubuntu
O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebeu mais uma vez o Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, numa tarde de muita celebração e partilha entre os mais de 1200 participantes que estiveram presentes. O dia foi de gratidão, celebração e impacto. A iniciativa é o resultado do esforço conjunto de mais de 400 escolas de norte a sul do país e do trabalho realizado pelos participantes, formadores, educadores e assistentes operacionais.
Formação Ubuntu em parceria com o IEFP
Em novembro foi iniciado o protocolo entre o IPAV e o IEFP para a formação Ubuntu. Com um projeto-piloto, que envolveu dirigentes do IEFP, bem como coordenadores de formação e alguns formadores, a Semana Ubuntu foi o primeiro espaço de descoberta da filosofia e método Ubuntu. Foi possível conhecer ferramentas úteis ao desenvolvimento pessoal e profissional, preparando cada participante como futuro formador Ubuntu nesta instituição.
Encontro Anual Ubuntu no Ensino Superior
Este encontro teve como objetivo refletir e debater as experiências Ubuntu em Instituições do Ensino Superior. Até ao Auditório do Politécnico de Leiria chegou, num primeiro momento, uma conversa sobre o impacto do método Ubuntu na rede de Instituições Superiores. Lisete Gonçalves, Sub Diretora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sublinhou como esta experiência pôs a “Escola a mexer” e como o impacto foi significativo, traduzido num “maior conhecimento de cada um e numa melhor relação”.
Lançamento do livro “Contributos para uma Escola Ubuntu”
Em outubro, realizou-se o encontro da equipa de redação da publicação “Contributos para uma Escola Ubuntu - a visão do Conselho de Diretores/as de Escolas Ubuntu”, onde estiveram envolvidos 103 diretores e membros de direção. Dois meses depois, a Academia de Líderes Ubuntu desafiou as Escolas a organizarem sessões de apresentação do livro. Visita as redes sociais Escolas Ubuntu e descobre que escolas já aceitaram esta missão.
Ciclo de Formação Avançada Ubuntu
Este ciclo de capacitação para Educadores Ubuntu foi uma oportunidade de aprofundamento das temáticas trabalhadas no programa Ubuntu, ao mesmo tempo que trouxe novos recursos de trabalho para a rede de Educadores. Ao longo das cinco formações - em registo presencial e online - capacitamos centenas de participantes e discutimos temas como a Educação Relacional, a Teoria das Forças, a Liderança Servidora e Construção de Pontes e o Manifesto Ubuntu.
Encontros regionais Ubuntu no Superior
Foram realizados três encontros, em Leiria, Santarém e Tomar, para dar a conhecer, através de dinâmicas, apresentações e testemunhos os resultados alcançados, referenciais, ferramentas digitais criadas e dados de avaliação e de impacto dos projetos Ubuntu no contexto do Ensino Superior.
Ubuntu no Bairro
Um grupo de educadoras Ubuntu aceitou o desafio lançado pelo Ubuntu no Bairro e, durante dois fins de semana imersivos, trabalharam a sua história de vida e de propósito. Esta edição de Vidas Ubuntu permitiu dar destaque a uma importante dimensão da filosofia Ubuntu: as histórias de vida. Agradecemos às dez educadoras que nos fizeram chegar a sua história, e dos alunos que a habitam e fazem da vida de quem ensina um exemplo de testemunho e serviço.
Ubuntu Fest em Vila Nova de Gaia
Em outubro, realizou-se mais um Ubuntu Fest, em Vila Nova de Gaia. Ao longo de dois dias de pura celebração, houve espaço para 20 horas repletas de programação e dez atividades para a comunidade. No total, 25 palestrantes, de 8 nacionalidades diferentes, fizeram parte do evento.
Ubuntu Júnior
A partir do projeto financiado pelo DLBC Lisboa, decorreu em outubro o Seminário "Ubuntu no 1º Ciclo", num momento para conhecer melhor a metodologia da Academia de Líderes Ubuntu - Júnior. Durante o Ubuntu Fest em Vila Nova de Gaia, os pequenos partilharam toda a sua sabedoria e alegria, durante o primeiro Congresso ALU Júnior. Pais, educadores e crianças falaram do impacto e resultados do projeto.
Ubuntu de Cabo Verde ao Uganda
A cidade da Praia, em Cabo Verde, acolheu uma formação de formadores, no final de agosto. Em São Tomé, realizou-se a terceira edição da Academia Líderes Ubuntu e, no Uganda e Sudão do Sul, foram capacitados 15 novos formadores e formandos, num workshop que serviu de lançamento para a Academia de Líderes Ubuntu nestes dois países. A formação realizou-se na cidade de Jinja, no Uganda, no final de novembro.
Ubuntu Fest no Quénia
No Quénia, realizou-se um Ubuntu Fest – em parceria com o Clube Ubuntu da Universidade de Taita Tateva – que trouxe encontros, celebração e impacto. Os tópicos da transição climática, da preservação da natureza e proteção dos animais, dos direitos das mulheres, da escolarização, do combate à violência, da capacitação de agricultores, do património cultural, do turismo e do artesanato tiveram grande destaque.
Academia Líderes na América Latina
No Peru, foi realizado um projeto-piloto para uma escola em Huaycan e para o Colegio de La Inmaculada e uma formação de formadores na Universidad del Pacifico. Desta formação resultaram 37 novos líderes Ubuntu. Em julho, aconteceu o primeiro Encontro Nacional Ubuntu na Colômbia, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas oriundas de todo o país. No México, realizou-se a primeira ação de formação de formadores, com o apoio da OEI Portugal e da Universidad Popular Autónoma de Puebla.