A partir da inspiração e energia Ubuntu, esta edição do Ubuntu Fest Gaia celebrou as pontes e fortaleceu o espírito da comunidade gaiense e Ubuntu. O evento trabalhou as quatro dimensões do projeto Ubuntu no Bairro (Escolas, Empresas, Famílias e Comunidade) com atividades pensadas e desenhadas especificamente para cada público.

Nas Escolas Ubuntu, o mote foi dado a 3 de outubro, a partir da campanha de promoção de sorrisos. A equipa do IPAV distribuiu caixas de correio Ubuntu pelas Escolas com um objetivo: espalhar a magia Ubuntu, desafiando toda a comunidade escolar a experimentar e conhecer a alegria de ser Ubuntu. Todos os interessados deviam escrever palavras amigas e de ânimo a quem mais precisa e, posteriormente, deixar o seu postal na caixa.

Todas estas mensagens coloriram as paredes do Auditório Manuel Menezes de Figueiredo durante o Ubuntu Fest Gaia e agora serão entregues em lares, hospitais ou associações.

 

 

 

 

Um dia para debater os ecossistemas relacionais

A primeira manhã do Ubuntu Fest Gaia foi dedicada à conferência internacional “Da Escola Ubuntu ao Bairro Ubuntu, como construir um ecossistema relacional, para debater o papel e as tipologias de relação entre os diversos atores sociais na construção de uma sociedade mais coesa e uma democracia mais participada.

Esta conferência trouxe como oradores um painel de convidados nacionais e internacionais que partilharam as suas visões sobre a construção de comunidades relacionais a partir de diferentes disciplinas e latitudes. Destaque para convidados como Lyndon Rego (CoMetta EUA), Godwin Khosa (África do Sul), Fernando Pinto (Vereador da Câmara Municipal da Praia, Cabo Verde), Luis Roldan (ALU México), José Carlos Mota (Universidade de Aveiro), António Cunha (FEDAPAGAIA) e Dário Silva (Vereador da Câmara Municipal de Gaia).

À tarde, o Solar Condes de Resende foi preenchido com um ciclo de workshops Ubuntu. Estes momentos formativos foram pensados para desenvolver competências relacionais a partir de diferentes abordagens.

 

 

Os participantes puderam, por exemplo, conhecer o projeto "Ubuntu Round Table", um programa focado na promoção de relações de proximidade entre os jovens e a polícia em Londres, para diminuir a criminalidade juvenil e melhorar os serviços prestados pela polícia. Mohamed Al Nasser e Perla Tannous, delegados do Ubuntu United Nations, trouxeram uma conversa sobre a realidade dos seus países (Jordânia e Líbano) e qual tem sido contributo do Ubuntu nas suas missões de promoção da dignidade Humana.

O dia terminou com um momento repleto de inspiração! Um grupo de educadoras Ubuntu, depois de dois fins de semana imersivos a trabalhar a sua história de vida e de propósito enquanto profissionais, partilharam no Seminário Vidas Ubuntu as suas histórias.

O Bairro esteve em festa!

O último dia do Ubuntu Fest Gaia reuniu a comunidade no jardim Soares dos Reis, para uma tarde repleta de festa! Houve música, hora do conto, tertúlia, exercício físico, concerto dos Disco Voador, partilha de Vidas Ubuntu, atividades para miúdos e graúdos e até porco no espeto.

Na Escola Secundária António Sérgio, os pequenos grandes Líderes Ubuntu trouxeram a sua sabedoria e alegria até ao Ubuntu Fest! No primeiro Congresso ALU Júnior, pais, educadores e crianças falaram do impacto e resultados do projeto verificados no desenvolvimento socioemocional, no clima da escola e nas relações entre todos os intervenientes.